PS/Açores exige esclarecimentos sobre falsas promessas no transporte marítimo para Santa Maria

PS Açores - Há 6 horas

O Grupo Parlamentar do PS/Açores pediu explicações do Governo Regional sobre as contradições nas promessas feitas relativamente ao transporte marítimo de mercadorias para a ilha de Santa Maria, que continuam a penalizar gravemente os empresários e a população local.

Na sequência das declarações da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, durante a visita estatutária à ilha, que garantiam que as mercadorias seriam cobradas em “transporte corrido” — evitando os elevados custos do tráfego local —, o PS/Açores confronta agora o Governo com o facto de não existir qualquer acordo formal que assegure essa prática, segundo denunciado pela delegação local da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

“Afinal, o que foi prometido pela Secretária Berta Cabral não corresponde à realidade sentida pelos marienses nem ao que consta nos acordos celebrados com os operadores”, acusa Joana Pombo Tavares, lembrando que os custos com o transporte duplicam em semanas de tráfego local e que Santa Maria continua sem a ligação semanal de cabotagem que a Graciosa já tem garantida desde janeiro.

Face a estas incongruências, o Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou um requerimento a solicitar a cópia do memorando de entendimento assinado com os armadores, para verificar se existe ou não o alegado acordo “slot” que permitiria resolver parte das dificuldades enfrentadas pelos empresários locais.

“Os marienses têm o direito a um tratamento equitativo. O Governo tem o dever de ser transparente e cumprir as promessas que faz nas visitas estatutárias”, defende a deputada socialista.

 

Horta, 09 de julho de 2025