Francisco César denuncia abandono do Faial e acusa Governo Regional de prometer sem cumprir

PS Açores - Há 7 horas

O líder do PS/Açores, Francisco César, denunciou esta segunda-feira o “estado de abandono” em que se encontra a ilha do Faial, apontando como exemplo flagrante a Estrada Regional que liga o aeroporto à cidade da Horta, que permanece sem obras de beneficiação, apesar de promessas reiteradas do Governo Regional desde 2021.

“Aquilo que nós verificamos é que, na prática, esta estrada é a prova clara de que o Faial foi deixado para trás. É uma via perigosa, em mau estado, e que penaliza diariamente quem a utiliza”, afirmou Francisco César, recordando que a intervenção foi sucessivamente incluída nos Orçamentos regionais de 2021, 2022, 2023 e 2024, sem qualquer execução real.

Segundo o líder socialista, a taxa de execução das obras previstas para as estradas na ilha do Faial ronda apenas 37%, o que considera uma demonstração inequívoca da incapacidade do Governo Regional em “gerir, planear e concretizar”.

Francisco César estendeu as críticas também aos caminhos agrícolas, cuja degradação está a aumentar os custos para os agricultores, quer em tempo, quer em manutenção de viaturas, pela falta de acessos em condições. “Os caminhos agrícolas estão abandonados em todas as ilhas, mas aqui no Faial é particularmente grave”, alertou.

Para o Presidente do PS/Açores, esta situação resulta de más opções políticas e de má gestão financeira, agravada pela incapacidade de execução de investimentos, mesmo com recursos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) disponíveis. “Governar é fazer escolhas e o Governo Regional optou por outras estradas que não estas”, afirmou.

O líder socialista lembrou ainda que promessas como a requalificação do Aeroporto e do Porto da Horta também continuam por cumprir, e que, apesar de serem recorrentemente prometidas, nada tem sido feito.

Francisco César frisou que não é apenas o PS que denuncia este abandono. “Até o próprio Presidente da Assembleia Legislativa e membros do PSD têm admitido que este Governo virou as costas ao Faial. Se todos dizem o mesmo, e as pessoas o sentem todos os dias, então provavelmente temos razão”.

O PS/Açores garante que continuará a lutar por uma gestão rigorosa, com planeamento, execução e respeito pelas promessas feitas aos açorianos, e compromete-se a trabalhar “para ajudar o Faial a ter aquilo que merece”, finalizou o Presidente do PS/Açores, Francisco César.