PS/Açores quer reduzir custos das empresas e apoiar a contratação de trabalhadores

PS Açores - Há 15 horas

A deputada do PS/Açores Marlene Damião destacou, esta sexta-feira, a importância de reforçar o apoio às empresas açorianas, durante uma visita à empresa TotaLima, no concelho de Vila Franca do Campo, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS na ilha de São Miguel.

“A empresa, que celebra este mês 30 anos de existência é um exemplo do dinamismo e da capacidade de crescimento do tecido empresarial local. No entanto, enfrenta, como muitas outras na Região, dificuldades relacionadas com os elevados custos de contexto, nomeadamente os custos energéticos, administrativos e com a formação e valorização dos trabalhadores”, salientou Marlene Damião.

“O PS/Açores tem mantido uma ligação próxima ao setor empresarial com o objetivo de apresentar soluções concretas para mitigar estes custos”, sublinhou a socialista, defendendo que os apoios comunitários, como os provenientes do PRR, devem ser canalizados de forma mais célere e eficaz para as empresas, reduzindo a burocracia e os entraves ao investimento.

A deputada socialista denunciou também a falta de mão de obra qualificada como um dos maiores constrangimentos à atividade empresarial e recordou que o PS/Açores apresentou recentemente propostas para colmatar esta dificuldade, nomeadamente através da formação específica de imigrantes legalizados e já fixados na Região, em áreas com maior carência, como a mecânica.

“O Governo Regional tem-se mostrado desatento a este problema. O PS apresentou propostas concretas para responder à escassez de mão de obra, valorizando recursos humanos já presentes nos Açores”, reforçou Marlene Damião.

As jornadas parlamentares do PS/Açores prosseguem hoje em São Miguel, com contacto direto com empresas e instituições locais, de forma a recolher contributos e apresentar soluções para os desafios reais da economia açoriana.

 

 Vila Franca do Campo, 13 de junho de 2025