“Votar no PS é garantir mais habitação pública nos Açores”, afirma Francisco César

PS Açores - Há 4 horas

O líder do PS/Açores e cabeça de lista às eleições legislativas de 18 de maio, Francisco César, destacou esta quinta-feira, em Vila Franca do Campo, a construção de 28 novos apartamentos como exemplo concreto da boa execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) por autarquias socialistas e da aposta do Partido Socialista na habitação acessível.

Francisco César, que falava à margem de uma visita aos apartamentos da Câmara de Vila Franca do Campo, financiados pelo PRR, salientou ser este um bom exemplo de uma autarquia socialista que “vai conseguir executar o PRR praticamente a 100%”, enquanto “o Governo Regional está muito longe disso, infelizmente”, para salientar que a habitação é um dos maiores desafios da Região.

“A única forma que temos de dar resposta a este desafio é apostando, por um lado, na construção de habitação pública, através da execução do PRR, por parte dos municípios e do Governo e, por outro lado, incentivando também a construção por parte do setor privado”.

A esse propósito, e de acordo com o líder do PS/Açores, o voto no Partido Socialista é essencial para garantir a continuidade e o reforço deste trabalho.

“Votar no Partido Socialista é ter a garantia de que mais habitações como estas vão ser construídas”, afirmou o socialista, para frisar as propostas do PS que visam, por um lado, “a utilização de parte das verbas da Caixa Geral de Depósitos para a construção de habitação”, de forma que as autarquias possam, todos os anos, aumentar a construção de habitação pública para as famílias mais desfavorecidas, mas também para a classe média e para os mais jovens, e, por outro lado, “garantir um apoio às rendas àquelas famílias que pagam rendas das suas casas”.

Na ocasião, Francisco César destacou ainda a proposta do PS para “facilitar um mecanismo de garantia pública”, que permita que o Estado possa servir de avalista, para que os jovens e as famílias consigam comprar casa com entrada inicial menor.

“Se nós queremos apostar na construção de habitação, o voto no Partido Socialista é fundamental, porque, por um lado, queremos construir mais habitação pública, de uma forma regular, para a classe média, mas também para as famílias mais desfavorecidas, para os mais jovens, mas por outro lado queremos trabalhar junto do mercado de habitação, com os privados, para que se possa construir mais habitação de uma forma mais acessível. Para quem tem casa de renda, também temos um mecanismo para ajudar, nomeadamente uma comparticipação do Estado”, afirmou o socialista.

Salientando que os 60 milhões de euros do PRR investidos em habitação na Região “não são obra da AD, mas sim dos Governos do Partido Socialista”, Francisco César defendeu pretenderem “reforçar o esforço feito no passado, e que está agora em execução, para o futuro, para que mais habitação possa entrar no mercado”.

A finalizar, e num apelo ao voto no PS, Francisco César reiterou a garantia de “estabilidade, trabalho e honestidade”, ao invés de outros partidos, como por exemplo o Chega, que quando foi escolhido “foi motivo de vergonha para a Região”.