A Juventude Socialista dos Açores denunciou, esta segunda-feira, a ausência de cumprimento da promessa feita pelo Diretor Regional do Desporto, há cerca de um mês e meio, relativamente ao pagamento de 80% dos valores dos contratos programa às entidades desportivas regionais.
“Apesar do anúncio de que 80% do valor seria pago de imediato, a verdade é que estamos a poucos dias do fim da época desportiva e nenhuma verba foi transferida para os clubes, que continuam a suportar, sozinhos, os encargos da sua atividade regular, da formação ao alto rendimento e a organização de eventos”, acusou a Juventude Socialista.
De acordo com Russell Sousa, Presidente da JS/Açores, esta é “uma situação insustentável”, que está a afetar “a previsibilidade e estabilidade dos clubes, atletas e dirigentes”.
“Clubes de referência, com um papel central na coesão social, no combate ao abandono escolar, à exclusão social e na promoção da saúde pública, estão a ser colocados numa situação de asfixia financeira”, afirmou, para salientar que apesar de planearem a época com base nos compromissos assumidos com o Governo Regional “os mesmos não estão a ser cumpridos e estão a colocar em causa o futuro das instituições”.
“Há clubes que só existem porque há dirigentes que sacrificam tudo em nome do desporto. Falhar com eles é falhar com a base de toda uma estrutura social e educativa nas nossas ilhas”, alertou Russell Sousa.
A esse propósito, a JS/Açores exigiu “que o Governo cumpra com a palavra dada às entidades desportivas açorianas e que proceda, com urgência, ao pagamento dos montantes previstos nos contratos programa”.
“Este Governo não pode continuar a governar com base em anúncios e conferências de imprensa. É preciso executar, pagar e respeitar quem dá o corpo ao manifesto todos os dias pelo desporto açoriano”, reforçou.
Para o Presidente da JS/Açores, “o desporto açoriano não pode continuar a ser vítima da irresponsabilidade governativa”.