PS reforça apoio às famílias com poupança para bebés e aumento do abono de família, anuncia Sérgio Ávila

PS Açores - Há 5 horas

Sérgio Ávila, reiterou, esta segunda-feira, o compromisso do Partido Socialista no apoio às famílias açorianas, apontando a proposta avançada pelo PS para criação de uma poupança para todos os bebés nascidos a partir de 1 de janeiro deste ano, através da atribuição de certificados de aforro.

“Esta é uma medida inovadora, que permite um apoio a todas as famílias que tiverem filhos que nasçam a partir de dia 1 de janeiro de 2025”, afirmou o candidato do PS/Açores às eleições legislativas nacionais de 18 de maio, sublinhando que este apoio se traduzirá na entrega de certificados de aforro em nome dos recém-nascidos, os quais serão capitalizados anualmente até completarem 18 anos.

“Será uma primeira poupança e um primeiro pé-de-meia, que, por um lado, apoia as famílias, mas que essencialmente permite criar uma poupança a ser utilizada pelos jovens quando fizerem 18 anos”, explicou o candidato socialista.

Esta iniciativa visa, segundo Sérgio Ávila, criar um duplo incentivo: “Não só fomentar a natalidade, mas, também, criar um apoio à poupança que poderá ser disponibilizado depois quando entrarem na idade adulta”.

O objetivo é que, ao atingirem a maioridade, os jovens possam dispor desta poupança da forma que entenderem, quer seja para prosseguir os estudos, iniciar uma atividade profissional, ou investir na sua autonomia. “Essa poupança será valorizada anualmente com juros, criando um apoio adicional quando os jovens entrarem na maioridade”, destacou ainda o candidato socialista.

Na ocasião, Sérgio Ávila destacou, ainda, uma outra proposta avançada pelo PS que visa aumentar, em 50%, o valor do abono de família para as crianças entre os 3 e os 6 anos.

“O apoio às famílias, nomeadamente o apoio aos encargos decorrentes da educação das crianças até aos 6 anos é uma prioridade do Partido Socialista. Assim, e atendendo a que, neste momento, o abono de família é reduzido a partir dos 3 anos, nós propomos aumentar em 50% o valor, para todas as crianças e famílias beneficiárias do abono de família, dos 3 aos 6 anos”, afirmou o socialista, destacando que este aumento será feito de forma faseada: “25% até 2026 e 25% até 2028”.

Salientando, a esse propósito, que a principal razão para esta diferenciação se prendia com o facto de até aos 3 anos as famílias suportarem um encargo superior com as creches, Sérgio Ávila assinalou que a partir do momento em que “o Partido Socialista implementou as creches gratuitas para todas as crianças até aos 3 anos, já não faz sentido esta diferenciação”, importando por isso uniformizar agora o valor do abono de família até aos 6 anos.

“Esta é uma medida muito importante para reforçar o apoio às famílias com os custos inerentes à educação das crianças, proporcionando assim um apoio superior no âmbito desta despesa e reforçando a sua capacitação para fazer face aos encargos decorrentes da educação dos mais jovens”, finalizou o candidato socialista, Sérgio Ávila.