A candidata do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Isabel Almeida Rodrigues, comprometeu-se a adotar medidas concretas para reforçar os direitos humanos, a diversidade e a justiça social no concelho.
Durante uma reunião com representantes da APF-Açores (Associação para o Planeamento da Família – Açores) e do projeto (A)MAR – Açores pela Diversidade, a candidata socialista defendeu a importância de se reforçar a cooperação entre a autarquia e a APF-Açores, nomeadamente através da “criação de um Observatório Municipal para as Minorias, Sexualidade e Diversidade, da implementação de um protocolo específico entre a Câmara Municipal, a Universidade dos Açores e a APF-Açores e da revisão e atualização do atual Plano Municipal de Igualdade, que assegure a inclusão de medidas mais eficazes e representativas”.
“Estes são compromissos que surgem na sequência da análise das preocupações apresentadas pela APF-Açores, nos quais se destaca a ausência de apoio institucional adequado tanto da parte do Governo Regional quanto da autarquia de Ponta Delgada em áreas críticas como a igualdade de género, os direitos da comunidade LGBTQI+, a prevenção do abuso sexual, a gravidez na adolescência e a falta de respostas para a chamada infância arco-íris”, afirmou a socialista.
Destacando o papel essencial desta Associação, que é a única na Região a prestar apoio direto à comunidade LGBTQI+, Isabel Almeida Rodrigues lamentou que apenas dois dos onze colaboradores recebam apoio do Governo Regional.
“A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem a responsabilidade de ser um agente ativo na promoção dos direitos humanos e na construção de uma cidade inclusiva, onde todos possam viver com dignidade. O meu compromisso é com uma governação que coloque as pessoas em primeiro lugar e respeite a diversidade em todas as suas formas”, afirmou Isabel Almeida Rodrigues.
Com estas medidas, Isabel Almeida Rodrigues pretende garantir que Ponta Delgada seja uma cidade mais justa, solidária e inclusiva, onde todos os cidadãos, independentemente da sua identidade, sejam tratados com respeito e igualdade.