Andreia Cardoso: a ilha Terceira precisa de um Plano de Combate à Sazonalidade Turística

PS Açores - 11 de abril

Andreia Cardoso realçou, esta quinta-feira, que a ilha Terceira precisa, urgentemente, de um Plano de Combate à Sazonalidade Turística, salientando que o Governo Regional (PSD/CDS/PPM) nada fez nesta matéria.

A vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS falava no debate de uma declaração política do CDS-PP, apresentada no Parlamento dos Açores.

Andreia Cardoso considerou essencialreforçar o peso da Terceira no Turismo regional”, sublinhando que para isso é preciso “um Plano”.

A parlamentar socialista apontou como soluções o “aumento das ligações diretas da Terceira com o exterior, retomando as rotas com a América do Norte e com a Europa”, mas também o “reforço dos voos low cost durante a época baixa”.

Outras medidas, prosseguiu, passam por “promover o destino nos mercados estratégicos, potenciar a realização de congressos nacionais e internacionais e apoiar a organização de eventos desportivos de cariz nacional e internacional.

“Neste particular, a Terceira está, de facto, a ficar para trás”, vincou a parlamentar do PS.

Andreia Cardoso apontou o exemplo do Campeonato Europeu de Canoagem em Mar Aberto, que decorre por estes dias, e que, até hoje, “não teve qualquer resposta, em termos de apoios, por parte do Governo Regional”.

“Estamos a falar de um evento que mobiliza mais de 300 atletas, um total de 500 pessoas para a ilha Terceira. É um campeonato europeu, uma prova internacional, que o Governo da coligação simplesmente ignorou”, lamentou a deputada do PS.

Andreia Cardoso exemplificou, também, com o Folk Azores, o Festival Internacional de Folclore dos Açores, que se debate com graves problemas nas acessibilidades à ilha Terceira, durante o mês de agosto.

“Este é um evento de cariz internacional, já com uma longa tradição na ilha Terceira e nos Açores, que tem tido problemas não só no apoio do Governo Regional dos Açores, mas também nas próprias acessibilidades e na relação com a nossa transportadora aérea”, explicou.

Andreia Cardoso reiterou que, para o PS, é essencial retomar o transporte marítimo de passageiros e viaturas” e “apostar na captação de cruzeiros temáticos”, lembrando que o Porto de Pipas, uma obra de mais de 14 milhões de euros iniciada pelos Governos do PS, “continua ainda por operacionalizar”.

Para a deputada socialista, é “fundamental reabrir a Pousada da Juventude da ilha Terceira”, encerrada há mais de três anos, mas também “garantir qualidade na formação hoteleira e valorizar os guias turísticos.

A Ilha Terceira, lamentavelmente, tem o pior desempenho no que às dormidas diz respeito, no quadro regional, nos últimos tempos. É importante reverter isto e apostar num Plano de Combate à Sazonalidade Turística na ilha Terceira. O PS/Açores continuará a bater-se por isso, enquanto esta questão não for de facto ultrapassada e os nossos empresários não virem os seus investimentos devidamente rentabilizados”, assegurou a vice-presidente do GPPS, Andreia Cardoso.