João Castro: Governo Regional deve reabilitar urgentemente a sede do Clube Naval da Horta

PS Açores - 10 de abril

João Castro pressionou, esta terça-feira, o Governo Regional a “reabilitar, com urgência, o edifício sede do Clube Naval da Horta”, do qual é proprietário e que alberga a instituição desde 1989.

O líder parlamentar do PS falava no debate da petição de abril de 2023, com 780 subscritores, que pedem a concretização de uma sede condigna para o Clube Naval da Horta.

João Castro lembrou que o Governo Regional “prometeu um projeto para o final de 2023” e salientou que “até à data de hoje, ninguém conhece esse projeto”.

O socialista afirmou que o PS/Açores “comunga das preocupações dos peticionários”, salientando a importância de uma “obra de reabilitação e ampliação do atual edifício”, que possa “ultrapassar os constrangimentos que têm vindo a condicionar a atividade daquele clube”, lamentando que o processo “se arraste há demasiado tempo”.

“A requalificação deste edifício foi inscrita no Plano e Orçamento Regional em 2019 e em 2020 mas, em 2021, a referência à reabilitação da sede do Clube Naval da Horta simplesmente deixou de existir, reaparecendo em 2022 e tornando a desaparecer em 2023. Em setembro de 2023, o PSD/Faial chegou a avançar que as obras na sede do Clube Naval da Horta, no valor de 100 mil euros, estavam inscritas no orçamento da Portos dos Açores e que iriam avançar em breve, mas nada aconteceu. E os orçamentos da Portos dos Açores para 2024 e 2025 não contemplam esse valor”, sublinhou.

“A única referência, extraída da grelha constante dos Planos de Atividades e Orçamentos das Empresas do Setor Público Empresarial Regional, enviado pelo Governo Regional a esta Assembleia, neste mesmo mês de abril, refere a previsão de um valor de 139 euros para reabilitação da sede do Clube Naval da Horta e, pasme-se, 50 euros para a construção do pavilhão de apoio à escola de vela e atividades náuticas do Clube Naval da Horta, verba essa que, em 2025, será ‘reforçada’ para um valor de 250 euros”, avançou João Castro, demonstrando os valores irrisórios e a fraca aposta do Governo Regional do PSD/CDS/PPM no Clube Naval da Horta.

“O Clube Naval da Horta conta com quase 77 anos de existência. É parceiro de inúmeros eventos que marcaram e marcam a vida social e económica da nossa região, como o festival náutico da Semana do Mar, inúmeras regatas e ralys náuticos de âmbito regional, nacional e internacional, na recuperação e preservação do património baleeiro. Mantém em atividade regular mais de 400 atletas, em diferentes modalidades desportivas. O que o PS/Açores lamenta é que o Governo Regional não reconheça ao Clube Naval da Horta este valor e adie sem termo a requalificação da sede deste importante clube desportivo”, destacou o líder parlamentar do PS, João Castro.