Vasco Cordeiro em Bruxelas para defender a Política de Coesão da União Europeia

PS Açores - 10 de abril

O Presidente do Comité Europeu das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, participa, esta quinta e sexta-feira, em Bruxelas, no 9º Fórum Europeu da Coesão, evento promovido pela Comissão Europeia para debater o papel que a Política de Coesão da União Europeia desempenha na melhoria do bem-estar das comunidades e dos cidadãos europeus.

O Fórum reunirá cerca de 1000 participantes, entre representantes das instituições da UE, autoridades nacionais, regionais e locais de todos os Estados-Membros, parceiros sociais e económicos, organizações não governamentais, académicos, entre outros, para abordar as conclusões do 9º Relatório sobre a Coesão apresentado pela Comissão Europeia, a 27 de março, e que apresenta uma avaliação sobre a implementação da Política de Coesão na União, os seus resultados e desafios.

"Sejamos realistas, a Política de Coesão, tal como a conhecemos, está em risco e este não é o momento de ficar sentado à espera. O 9º Relatório sobre a Coesão confirma, uma vez mais, os resultados inequívocos da Política de Coesão no apoio a todas as regiões face aos desafios com que os cidadãos europeus são confrontados diariamente. Devemos, também por isso, defender de forma inequívoca a necessidade de uma Política de Coesão mais forte no futuro, baseada nos seus princípios de parceria e governação a vários níveis, com as regiões no centro da sua implementação. Temos todos de nos mobilizar e unir em torno de uma nova Política de Coesão que continue a apoiar todas as regiões," afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Comité das Regiões Europeu intervirá, no dia 12, no painel dedicado ao tema "Que Política de Coesão para o futuro?", em que participam também Chris Fearne, Vice-Primeiro-Ministro de Malta e Ministro dos Fundos Europeus, da Igualdade, das Reformas e do Diálogo Social, Kostis Hatzidakis, Ministro da Economia e das Finanças da Grécia, Teodora Preoteasa, Secretária de Estado no Ministério dos Investimentos e Projetos Europeus da Roménia, Andrés Rodríguez-Pose, professor na Lond School of Economics e presidente do Grupo de Alto Nível da União Europeia sobre o Futuro da Política de Coesão, e Rachel De Basso, Presidente do Conselho Executivo Regional da Região do Condado de Jönköping, na Suécia.

A participação de Vasco Cordeiro enquadra-se no conjunto de iniciativas que, enquanto Presidente do Comité Europeu das Regiões, tem desenvolvido para alertar para a necessidade de salvaguardar da Política de Coesão enquanto elemento fundamental de promoção do projeto europeu, tendo, com Emil Boc, Presidente da Região de Cluj Napukja, na Roménia, elaborado o parecer do Comité das Regiões sobre o futuro da Política de Coesão, aprovado a 29 novembro de 2023.

Vasco Cordeiro e Emil Boc foram esta semana, de novo, indicados pelo Comité das Regiões de elaborar o parecer de avaliação desta instituição sobre o 9º Relatório da Coesão.

 

Créditos fotográficos: © European Union / Fred Guerdin