PS/Açores quer ponto de situação da formação profissional na Região

PS Açores - 20 de março

O Grupo Parlamentar do PS no Parlamento dos Açores solicitou ao Governo Regional da coligação, esta quarta-feira, um ponto de situação do estado da formação profissional na Região.

No requerimento em que é a primeira subscritora, Sandra Costa Dias realça a “necessidade afirmada com insistência pelo tecido empresarial de encontrar nos Açores mão de obra qualificada para sua atividade”, salientando que existe “pouca clareza na execução efetiva de programas, cursos e ações de formação profissional” que visem qualificar Açorianos para as necessidades de mão de obra dos Açores.

“É preciso aferir qual é a estratégia de qualificação dos Açorianos para o mundo do trabalho que o Governo Regional pretende aplicar, em particular dos desempregados, mas também que medidas apresenta para a inserção socioprofissional e no mercado de trabalho dos jovens NEET (aqueles que não estudam nem trabalham)”, sublinhou Sandra Costa Dias.

A deputada socialista entende que é preciso “aferir a credibilidade do Governo Regional na execução de medidas para a qualificação de jovens” e conseguir fazer uma “leitura mais transparente do estado atual da formação profissional”.

Sandra Costa Dias revelou que o Grupo Parlamentar do PS solicitou informação “detalhada” sobre os cursos profissionais que tenham tido o seu início desde 2021 até à presente data, sobre a Rede Valorizar e sobre o Programa Prosa Qualifica.

“Queremos saber quais os cursos, quantas formações, que públicos estão a ser captados, se são desempregados de longa duração ou não, jovens NEET, ou trabalhadores, quantas horas de formação, qual a origem do seu financiamento e quais as linhas de fundos comunitários às quais o Governo Regional tem recorrido, entre outras informações. O Governo do PSD/CDS/PPM não tem sido transparente na divulgação desta informação, ao longo dos últimos três anos e foi isso que motivou o PS a pedir estes dados”, finalizou a deputada do PS, Sandra Costa Dias.