Russell Sousa: O PS está sempre disposto a alterar o que não estiver correto e lutar pelos direitos e garantias dos Açorianos

PS Açores - 19 de março

Russell Sousa realçou que a postura do PS/Açores é sempre de “lutar para alterar aquilo que não estiver correto, seja no Governo ou na oposição”, de forma a “garantir os plenos direitos dos Açorianos”.

O parlamentar do PS falava no Parlamento dos Açores, na sessão regional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens, este ano subordinada ao tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Na sessão desta terça-feira participaram mais de 70 alunos Açorianos, provenientes de 32 escolas do ensino secundário e profissional dos Açores.

Russell Sousa frisou que a Democracia “não é perfeita”, mas considerou que é “a melhor forma de vivermos em sociedade”, tendo de ser “melhorada e trabalhada, em permanência”, justamente porque “política é melhorar o que existe e corrigir aquilo que não está a dar resposta às necessidades da sociedade”.

O parlamentar socialista entende que “a abstenção é uma das maiores dificuldades que a Democracia enfrenta”, desafiando os jovens a “motivar as pessoas a irem votar” e salientando que “não votar não é um protesto, é apenas desistir de exercer o direito de voto, alcançado no 25 de abril de 1974”.

“Abril foi um alcançar de uma liberdade que antes não existia para os portugueses e para os Açorianos. Temos hoje uma educação livre, cada um pode hoje ter a sua própria opinião, ideias e ambições, mas também temos a responsabilidade, cada um de nós, de defender essa liberdade”, afirmou.

O deputado do PS destacou que “quando votamos, estamos a defender as grandes conquistas democráticas que são os serviços públicos, a escola pública, a Saúde pública”.

Defendendo a liberdade de expressão, Russell Sousa alertou que “há certos discursos que merecem ser pensados duas vezes”, porque “ferem a liberdade do outro” e a “nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro e vice-versa”, sublinhando que “viver em sociedade é pensar no próximo”.

Em resposta às questões lançadas pelos jovens deputados, Russell Sousa garantiu que o Partido Socialista “está disponível para fazer pontes com outros partidos” e para “promover o diálogo e a estabilidade política na Região”, mas lembrou que “cabe ao Governo Regional PSD/CDS/PPM, que governa em minoria, ser o primeiro a procurar estabelecer essas pontes com os outros partidos”.

“Ser jovem no presente é lutar pelo nosso futuro. É ambicionar alcançar carreiras, ambicionar ter uma habitação, podermos formar-nos e sermos felizes. Ser jovem é continuar a lutar para que a Democracia permaneça saudável e forte e que, acima de tudo, responda às necessidades de cada um de nós. Os jovens têm esse papel de. no presente, exigirem e trabalharem para um bom Futuro”, finalizou o deputado socialista, Russell Sousa, que é igualmente Presidente da JS/Açores.