Sandra Costa Dias lamenta falta de estratégia consistente na área do emprego e formação profissional no Programa do Governo Regional

PS Açores - 15 de março

Sandra Costa Dias denunciou, esta quinta-feira, a falta de alinhamento estratégico e credibilidade na execução das políticas relacionadas com o emprego e a formação profissional.

Segundo a deputada, que falava aquando da discussão do Programa do XIV Governo dos Açores no parlamento regional, a proposta de programa do governo revela uma série de termos e conceitos vagos, sem uma visão estratégica clara. "Por detrás de termos ora genéricos ora pomposos, uma amálgama de termos e de conceitos sem nenhum alinhamento estratégico", criticou.

De acordo com Sandra Costa Dias, o governo propõe um programa "em consonância com a Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos – Horizonte 2030", mas os objetivos estabelecidos nessa agenda não foram alcançados. Mais de 75% das metas anunciadas naquela Agenda não foram atingidas nem implementadas, denotando uma “falta de eficácia” na execução das políticas propostas.

A deputada socialista, eleita pelo círculo eleitoral de São Miguel, destacou exemplos concretos de promessas não cumpridas, como a falta de implementação de uma estratégia de reconversão profissional para jovens e desempregados, a ausência de um catálogo de formação prioritária para a Região e a não execução de planos regionais de capacitação para públicos vulneráveis.

Além disso, o governo também foi criticado pela não execução de fundos comunitários destinados à qualificação profissional dos açorianos, o que foi descrito como "enorme irresponsabilidade e imprudência" no tratamento dessa matéria.

Em síntese, a parlamentar enfatizou a falta de uma estratégia definida e concertada de emprego e formação profissional para a Região Autónoma dos Açores, sublinhando que o governo desperdiçou oportunidades de fortalecer a coesão regional e combater os desafios demográficos que enfrentam os Açores.