Dora Valadão: Programa de Governo PSD/CDS/PPM não responde aos desafios da demografia dos Açores

PS Açores - 14 de março

Dora Valadão destacou, esta quinta-feira, que a proposta de Programa de Governo apresentada pela coligação PSD/CDS/PPM “não dá resposta aos desafios da demografia, que muitas das nossas ilhas enfrentam”.

A parlamentar socialista, eleita pela ilha das Flores, falava no Parlamento dos Açores, onde aquele documento está sob análise e discussão.

Dora Valadão sublinhou que, em muitas das nossas ilhas, a nossa população “está a diminuir de dia para dia” e criticou que o Governo Regional “não aponte soluções que possam, pelo menos, amenizar esta situação”.

A deputada do PS, que é de uma ilha que já chegou a albergar 12 mil Florentinos e que, nos dias de hoje, não chega aos 3.400, sinalizou que a falta de Habitação “é uma realidade que não pode ser esquecida”, porque um jovem “não pode trabalhar, se não tiver uma casa para habitar”, apelando ao Governo Regional que reforce esforços nesta área.

Dora Valadão considerou, também, que “temos um longo caminho a percorrer ao nível da promoção do bem-estar na terceira idade”, defendendo a “equiparação entre o horário semanal dos cuidadores sociais e dos ajudantes domiciliários”, porque “uns trabalham 39 horas semanais e os outros 35 horas”, mas as suas tarefas “apenas se diferenciam porque ou trabalham em Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) ou ao domicílio”. Esta é uma área difícil, que exige muito, tanto a nível social, como psicológico, o que não torna esses lugares atrativos e cria dificuldades em fazer substituições ou contratar novos elementos”, frisou.

Para combater esta realidade, Dora Valadão propôs que os centros de emprego mantenham “listas permanentemente atualizadas de possíveis colaboradores e que sejam rápidos na sua colocação”, uma vez que uma ERPI “trabalha sete dias por semana e 24 horas por dia” e que a “ausência e a falta de profissionais de Saúde sobrecarrega os existentes, que já são poucos”.

Dora Valadão reconheceu mérito no programa “Novos Idosos”, mas questionou se o Governo Regional irá “conseguir mantê-lo no futuro” e se vai “manter a precariedade das pessoas que a ele aderem, na qualidade de cuidadores”.

“Vivemos numa Região bastante envelhecida, em que os desafios demográficos são uma realidade, há que combatê-los, criando emprego, aumentando a habitação, atraindo jovens. Como é que é possível uma evolução positiva das nossas ilhas, quando estamos a perder pessoas todos os dias e não encontramos neste programa do Governo uma solução para estes desafios demográficos? A desertificação é uma evidência que não pode ser ignorada, porque sem pessoas não há futuro para os Açores”, assinalou a deputada socialista, Dora Valadão.