Vasco Cordeiro defende em Roma reforço das políticas sociais e de coesão para combater os extremismos e populismos

PS Açores - 2 de março

Vasco Cordeiro defendeu, hoje, no Congresso Eleitoral do Partido Socialista Europeu, em Roma, Itália, que: " à luz das profundas mudanças que os cidadãos enfrentam, e perante o crescente descontentamento que todos sentimos da sua parte, e que é terreno fértil para os extremismos e populismos, precisamos, mais do que nunca, de uma política de coesão forte para apoiar a coesão económica, social e territorial em todas as regiões da UE".

O Presidente do PS/Açores intervinha no painel sobre "Soluções para uma melhor qualidade de vida", em que também participaram Paolo Gentiloni, Comissário Europeu para a Economia, Peđa Grbin, Presidente do Partido Socialista Croata, Ivana Bacik, líder do Partido Trabalhista Irlandês e Chris Fearne, Vice-Primeiro-Ministro de Malta.

Na ocasião, Vasco Cordeiro salientou o papel que a Política de Coesão desempenha na promoção do emprego, do desenvolvimento económico, da inovação e na promoção da transição energética, digital e ecológica.

"Todos devem ter as mesmas oportunidades de realizar o seu potencial, independentemente do local onde vivem na UE. As regiões da Europa são muito diferentes e estão equipadas também de forma diversa para lidar com as alterações estruturais a que estamos todos obrigados. É fundamental manter uma política que forneça a todos essas condições de igualdade de ponto de partida", sublinhou.

Referindo-se ainda ao processo eleitoral lançado pelo Partido Socialista Europeu neste Congresso para as próximas eleições para o Parlamento Europeu, como Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro advogou que "a chave para um projeto europeu forte e justo, com os pés no chão, é uma verdadeira parceria com o nível local e regional. As pessoas contam connosco. Sem essa cooperação, estaremos a deixar para trás milhares de cidadãos Europeus que não sentem, nas suas comunidades, os efeitos positivos da UE que construímos e que trabalha todos os dias em sua defesa."

O Presidente do PS/Açores afirmou, por último, a necessidade de mobilização de todos nas eleições de junho próximo invocando os exemplos de "outros que lutam todos os dias, e não muito longe da segurança das nossas fronteiras comunitárias, pela defesa dos seus ideais e princípios, o maior dos quais a democracia e a liberdade de escolher".

O Congresso do Partido Socialista Europeu elegeu Nicolas Schmit, luxemburguês e atual Comissário Europeu do Emprego e Direitos Sociais como seu candidato à liderança da próxima Comissão Europeia, para o mandato 2024 -2029.

Na véspera do Congresso, Vasco Cordeiro participou na reunião com os líderes socialistas, incluindo o Chanceler Olaf Scholz, o Primeiro-Ministro António Costa e o Primeiro-Ministro Pedro Sanchez, entre vários outros líderes de governos comissários europeus.

Reuniu também com o Presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri.