PS exige ao Governo Regional da coligação solução para as dificuldades que colocou aos pescadores da ilha das Flores

PS Açores - 28 de fevereiro

José Eduardo exigiu, esta quarta-feira, ao Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM que “resolva as dificuldades que criou aos pescadores Florentinos” que, por troca de aeronaves nas ligações aéreas da SATA Air Açores, “têm agora dificuldades muito mais acrescidas em escoar e comercializar o seu pescado”.

O deputado socialista, eleito pela ilha das Flores, manteve contactos informais com diversos pescadores daquela ilha e todos relatam que “pelo facto de às terças e às quintas-feiras a ligação da SATA à ilha das Flores passar a ser operada por dois aviões DASH Q-200, em vez do DASH Q-400 (que disponibiliza maior capacidade de carga e passageiros), foram criadas dificuldades em escoar o peixe capturado e descarregado na ilha das Flores”.

José Eduardo realçou que, devido a esta má decisão, os compradores do pescado “desesperam”, o peixe “fica retido na ilha” e o seu preço “cai devido à perda do grau de frescura”.

O deputado do PS frisou que os pescadores da ilha das Flores utilizam “técnicas artesanais” e que apostam no “reduzido tempo a bordo”, o que “valoriza, e muito, o peixe da Ilha das Flores”, mas que essa estratégia “depende muito do rápido acesso aos mercados que o transporte aéreo de mercadorias da SATA-Air Açores conseguir realizar”.

O parlamentar do PS alertou para a “gravidade desta situação para o setor das pescas da Ilha das Flores merece uma resolução urgente”, porque os pescadores Florentinos “correm o risco de não terem ninguém que lhes compre o pescado”, pondo “em causa a sua atividade”.

Por outro lado, José Eduardo não admite que o Governo Regional PSD/CDS/PPM “se tenha demitido das suas funções nesta fase final de mandato”, frisando que um Governo Regional “tem de governar do primeiro ao último dia”.

“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista exige ao Governo Regional, que sabemos já ter sido colocado ao corrente destas dificuldades, para que resolva esta situação por si criada, para eliminar estes constrangimentos à fileira das pescas nesta ilha. A credibilidade de um Governo mede-se pelo grau de cumprimento dos seus compromissos assumidos com os pescadores. Se o PSD/CDS/PPM estão agora no Governo, se ganharam as últimas eleições, então tem de providenciar respostas aos Açorianos, no caso, aos homens do mar da ilha das Flores”, finalizou o deputado do PS, José Eduardo.