Sérgio Ávila: Governo da República do PS garantiu aos Açores os maiores recursos financeiros de sempre

PS Açores - 28 de fevereiro

Sérgio Ávila realçou que, por ação do Governo da República do PS, a Região Autónoma dos Açores tem e terá à sua disposição, em medidas já executadas e naquelas que estão em execução e que estarão concluídas na próxima legislatura, “recursos financeiros como nunca tiveram na história da Autonomia”.

O candidato do PS à Assembleia da República explicou que o Governo da República do PS “reforçou em mais 145 milhões de euros o valor inicial destinado aos Açores no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dotando os Açores de 725 milhões de euros para fazer face, até ao final de 2026 a investimentos na área das estradas, da habitação, da modernização, da saúde, do ensino e da qualificação profissional, na área ambiental e no desenvolvimento do mar”.

Por outro lado, frisou o socialista, os Governos da República do PS “cumpriram integralmente a Lei de Finanças Regionais, ao contrário do Governo anterior, da coligação”, tendo este ano os Açores recebido “mais 26,5 milhões de euros face ao ano anterior”.

“Conjuntamente com estes reforços financeiros, o Governo da República do PS assegurou investimentos estruturantes e garantiu, pela primeira vez, em concurso público já lançado, o financiamento das Obrigações de Serviço Público (OSP’s) das rotas aéreas não liberalizadas e as ligações da Terceira e de Ponta Delgada ao Funchal”, sublinhou Sérgio Ávila.

O candidato do PS à Assembleia da República nas eleições do próximo dia 10 de março assegurou que o Partido Socialista “não quer ficar por aí”, mas que “quer mais, designadamente investimentos estruturantes, como a nova ligação do cabo de fibra ótica entre o continente-Açores-Madeira, processo que já está a decorrer e que esperamos concluir na próxima legislatura”.

Outra medida, explicou será “simplificar e desburocratizar o subsídio social de mobilidade para as passagens aéreas”, que “assegura anualmente um financiamento de muitas dezenas de milhões de euros aos Açorianos”.

“A conjugação destes efeitos, destas medidas do Governo da República do PS, assegura que os Açores tenham neste momento à sua disposição meios financeiros como nunca tiveram para o seu desenvolvimento. É este o compromisso e o património do PS, aquilo que fez e aquilo que irá continuar a fazer a bem dos Açores e dos Açorianos”, garantiu o candidato do PS à Assembleia da República nas eleições do próximo dia 10 de março, Sérgio Ávila.