Presidente do Comité das Regiões e Presidente do Parlamento Europeu assinaram Memorando para desenvolvimento de iniciativas conjuntas

PS Açores - 28 de fevereiro

O Presidente do Comité das Regiões Europeu (CdR), Vasco Alves Cordeiro, e a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assinaram hoje, em Estrasburgo, um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação entre as duas instituições no âmbito das próximas eleições para o Parlamento Europeu.

As duas assembleias políticas da UE comprometem-se a promover a participação dos cidadãos europeus e contribuir para um debate público alargado e aberto sobre os desafios e as oportunidades da UE, incluindo ao nível local e regional, através da mobilização dos seus membros para aproximar as comunidades locais e os cidadãos europeus das decisões fundamentais para o próximo ciclo político da União Europeia.

De acordo com o documento, os deputados ao Parlamento Europeu juntar-se-ão aos presidentes de regiões, aos presidentes de câmara, aos conselheiros locais do Comité das Regiões e à rede de jovens políticos eleitos, gerida também pelo CdR, para envolver os cidadãos europeus no esclarecimento para as eleições, antecipar as suas preocupações e fazer ouvir a sua voz.

Para Vasco Alves Cordeiro, Presidente do Comité das Regiões Europeu, "estas eleições são mais do que apenas sobre a composição do próximo Parlamento Europeu e da futura Comissão Europeia. São sobretudo o momento para os cidadãos europeus, em cada localidade, em cada cidade e região expressarem que prioridades querem ver tratadas por todos os decisoees políticos deste projeto comum. A UE está hoje na linha da frente de um conjunto de respostas concretas para o dia a dia dos nossos cidadãos, mas é importante que eles se sintam devidamente envolvidos e possam verdadeiramente intervir e moldar esta discussão. É isso que o Comité e os seus membros estão prontos para fazer com este Memorando e com a cooperação que lançamos agora com o Parlamento Europeu".

De acordo com Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, "estas parcerias exemplificam o compromisso comum das instituições da UE de capacitar os cidadãos, garantindo que estes não só estão bem informados, mas também ativamente empenhados em esculpir o nosso processo democrático. Todas as decisões tomadas a nível europeu influenciam diretamente a nossa vida, fazendo do voto o instrumento mais importante de que dispomos para moldar o futuro da Europa."

O Memorando de Entendimento centra-se em iniciativas conjuntas a realizar nos 27 Estados-Membros, incluindo eventos e debates a nível da UE, nacional e local, ações conjuntas nos meios de comunicação social e campanhas nas redes sociais. Embora todos os Estados-Membros votem nas eleições europeias de 6 a 9 de junho, alguns países da UE, como a Bélgica, a Irlanda, o Chipre, a Hungria, Malta, a Roménia e algumas regiões da Alemanha e da Itália realizarão também eleições regionais e municipais no mesmo dia. Por conseguinte, a estreita cooperação entre o CdR e o PE é ainda mais importante para reforçar a participação dos cidadãos em todas as eleições e no processo democrático europeu.

Durante a sua visita a Estrasburgo, o Presidente Vasco Cordeiro reuniu-se ainda com Younous Omarjee, presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional (REGI) do Parlamento Europeu, e com a Presidente do Banco Europeu de Investimento, Nadia Calviño.