PS quer tornar Ensino Pré-Escolar Gratuito

PS Açores - 19 de fevereiro

A visita dos candidatos socialistas à Creche e Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia do Corvo serviu como oportunidade para anunciar o projeto de tornar a educação pré-escolar gratuita para todas as crianças a partir dos 3 anos, garantindo investimentos na rede pública e coordenação com o setor solidário e privados.

 

A implementação das creches gratuitas em todo o país foi uma das principais medidas de apoio às famílias levada a cabo pela governação socialista, tendo sido transferidas verbas à Região para assegurar a sua plena aplicação nos Açores. A proposta agora é de ir mais longe, não apenas ao estender a medida a todo o pré-escolar. O Partido Socialista assume também o compromisso de continuar a aumentar as deduções em sede de IRS e o abono de família, atualizando os escalões ao nível da inflação, de forma a ser mais abrangente. “Este é um objetivo de emancipação das famílias, de as apoiar naquilo que mais precisam.”, sublinha Francisco César.

 

A escolha do Corvo para abordar este assunto não surge por acaso. Tratando-se de uma ilha pequena e longe dos centros de decisão, torna ainda mais evidente a necessidade de fixar pessoas no território e dar-lhes condições para constituir família. São estas condições que o Partido Socialista quer garantir de forma a que, perante essa perspetiva, os açorianos saibam que não estão sozinhos. “Queremos que as pessoas tenham a noção de que o Estado Português está aqui para as apoiar naquilo que mais precisam, neste caso, na educação dos seus filhos.”, esclarece Francisco César.

 

O cabeça de lista pelo círculo eleitoral dos Açores aproveitou ainda a ocasião para aplaudir o anúncio de concurso público e convite para o transporte aéreo entre Continente e várias ilhas, nomeadamente Santa Maria, Faial e Pico, assim como as ligações de Terceira e São Miguel com o Arquipélago da Madeira. “É o cumprimento da palavra dada.”, louva Francisco César, acrescentando que “Em boa hora chega e em bom tempo começará.”