Vasco Cordeiro: Emprego e Habitação são fundamentais para fixar Jovens nos Açores

PS Açores - 7 de janeiro

Vasco Cordeiro realçou, este domingo, que o Emprego e a Habitação são duas áreas “fundamentais para fixar jovens nos Açores”, considerando que é preciso “retomar um sentido de Futuro da nossa Região”.

O candidato do PS às eleições Regionais do próximo dia 4 de fevereiro falava após a entrega de um contributo da Juventude Socialista dos Açores (JS/A), que tem por objetivo integrar o programa eleitoral que o PS/Açores apresentará aos Açorianos nas eleições Regionais do próximo dia 4 de fevereiro.

A JS/Açores elege como prioridades para a próxima legislatura o Emprego, Habitação, Saúde, Educação, Agricultura, Desporto e Coesão Territorial e Ambiente.

Vasco Cordeiro frisou que “é preciso criar condições para fixar jovens nos Açores”, considerando que isso “não tem a ver apenas com a questão demográfica”, tem a ver com o “não desperdiçarmos o talento da juventude Açoriana e potenciar esse talento para o nosso desenvolvimento social, para o nosso progresso, para o desenvolvimento económico”.

O candidato do PS a Presidente do Governo Regional dos Açores entende que devem existir políticas públicas para o “desenvolvimento económico, o empreendedorismo, para criar condições para que toda esta geração qualificada, os jovens Açorianos, possam ter nos Açores, em cada uma das nossas ilhas, as condições para poderem realizar-se pessoal e profissionalmente”.

Vasco Cordeiro considerou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “perdeu tempo ao longo dos últimos três anos, também na área da Habitação.

“Há muitas medidas e muitos programas de apoio à Habitação que se mantêm hoje e que eram programas que já vêm dos Governos do PS. Só que a realidade mudou. Esses eram programas direcionados para dar respostas de habitação a pessoas que estavam numa situação económica mais fragilizada. Mas, hoje em dia, um jovem casal de classe média, em que ambos os elementos do casal trabalham, tem muita dificuldade, se não lhes for mesmo impossível, conseguir, por exemplo, um empréstimo para a habitação”, sublinhou o Presidente do PS/Açores.

Vasco Cordeiro entende que a Habitação é uma das áreas que “deve ser merecedora de medidas públicas para fixar jovens, para criar condições para que estes se possam instalar nas nossas cidades, nas nossas vilas, em cada uma das nossas ilhas”.

“Eu tenho muita confiança na juventude Açoriana. Eu acho que os jovens Açorianos amam os Açores, amam a sua terra e que têm de ter condições para se realizarem pessoal e profissionalmente, nas suas ilhas. Aqueles que optem por fazê-lo noutras paragens têm a sua legitimidade, é claro. Mas os jovens Açorianos não devem sentir que têm de sair por necessidade, porque não têm outras soluções. E é responsabilidade das entidades públicas ajudar a criar as condições para que os jovens Açorianos possam realizar todo o seu potencial de desenvolvimento e de progresso”, finalizou o candidato do PS a Presidente do Governo Regional dos Açores nas eleições Regionais do próximo dia 4 de fevereiro, Vasco Cordeiro.