Falta Investimento em Caminhos Agrícolas na Ilha Terceira!

PS Açores - 7 de janeiro

A falta de investimento que se verificou nos últimos 3 anos em infraestruturas agrícolas, particularmente em caminhos, abastecimento de água e eletrificação compromete fortemente o futuro do sector na ilha Terceira.

A falta de energia elétrica em salas de ordenha faz aumentar bastante os custos de produção de leite e representa um passo atrás na modernização do sector.

O investimento em abastecimento de água estagnou, com custos acrescidos para os produtores com o seu transporte para junto dos animais.

A falta de investimento em infraestruturas agrícolas fez com que a manutenção dos caminhos agrícolas na ilha terceira fosse totalmente esquecida pela coligação PPM, CDS-PP e PSD, deixando os produtores abandonados à sua sorte e com a dúvida e o receio permanente, do chegar do dia em que o caminho que os conduz à sua exploração ficará irremediavelmente intransitável. Os buracos inesperados que danificam carrinhas, tratores e equipamentos agrícolas são cada vez mais frequentes. Nunca, como nos últimos 3 anos os produtores Terceirenses foram tão mal servidos em termos de caminhos agrícolas!

Um contínuo investimento em caminhos agrícolas beneficia em muito as acessibilidades às explorações agrícolas, permitindo uma fácil entrada dos fatores de produção e um expedito escoamento dos produtos agropecuários, facilitando especialmente o dia a dia a todos aqueles que à agropecuária se dedicam.

Os investimentos em infraestruturas agrícolas têm um permanente e direto efeito na redução de custos das explorações agrícolas.

Importa rapidamente retomar os trabalhos de manutenção e pavimentação de caminhos agrícolas, reforçar o investimento na eletrificação e no abastecimento de água, de modo a recuperar o tempo perdido e a retomar o caminho do progresso. É preciso nunca esquecer todos aqueles que arduamente se sacrificam todos os dias para assegurar o sustento das suas famílias e de todos nós.

A agricultura desempenha um importante papel na economia da ilha Terceira e precisa dos meios adequados para ser mais rentável e sustentável.