O Governo Regional esqueceu o Porto da Praia da Graciosa

PS Açores - 1 de junho, 2023

Manuel José Ramos realçou, esta quinta-feira, que o Governo Regional PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pelo Chega e pela IL, “esqueceu e deixou para trás” o Porto da Praia, na ilha Graciosa.

O socialista, eleito por aquela ilha, falava à saída de uma visita ao Porto da Praia, no âmbito das jornadas parlamentares do PS que decorrem na ilha Graciosa, esta semana.

Manuel José Ramos realçou que o porto comercial é “uma importante infraestrutura para a ilha”, sublinhando que “apesar de nos últimos 3 orçamentos da Região estarem contempladas verbas para a pavimentação e reordenamento no Porto, o que se constata é que ainda nada foi executado”.

O parlamentar do PS lembrou que a melhoria do Porto da Praia consta do programa deste Governo, mas nos últimos 3 anos, o porto “continua como estava”.

“O edifício da Portos dos Açores continua a degradar-se e não houve qualquer intervenção no Porto comercial”, frisou, adiantando que nesta visita “foram mostrados 3 anteprojetos para o Porto da Praia, os mesmos que já existiam no passado e que no último ano não viram qualquer evolução ou decisão por parte do Governo Regional, para avançar para um projeto definitivo”.

Manuel José Ramos alertou que estamos prestes a “começar mais uma operação sazonal de transporte de passageiros”, sublinhando que “estes continuarão a ter de ir buscar as suas bagagens a uma palete, sujeitas à chuva, em dias de mau tempo”.

“São condições que não dignificam o Porto da Praia, nem a ilha Graciosa, nem a própria Região”, destacou.

O parlamentar do PS evidenciou que a descarga de mercadoria é feita “de forma simultânea com os passageiros”, um “perigo que deveria ser evitado”, com a “criação de duas entradas para o porto comercial, uma para passageiros pelo lado sul e manter as cargas e descargas pelo lado norte”.

Em termos de apetrechamento, Manuel José Ramos lamentou que não esteja contemplado, nos próximos tempos, o investimento numa grua para o Porto, que poderia até “servir para efeitos de proteção civil, numa altura de catástrofe”.

Outra área em que os socialistas confirmaram o desinvestimento deste Governo Regional ao nível dos empilhadores de contentores, uma vez que o Porto da Praia irá receber um empilhador atualmente usado na ilha do Pico, que receberá um equipamento novo, ficando a Graciosa com “dois equipamentos desta natureza, que são já antigos”. A esse respeito, Manuel José Ramos considerou ser “fundamental haver pelo menos um equipamento novo, em boas condições para operar no porto, para que não haja uma quebra de serviço”.

Na visita, foram apresentados alguns indicadores de movimento de mercadorias no porto, que comprovam uma efetiva redução de atividade entre 2019 e 2022.

“A Graciosa está a regredir em muitas áreas e isso é visível ao nível das infraestruturas. A única obra de relevo que está a decorrer na ilha Graciosa é a aerogare, uma obra que foi projetada pelo anterior Governo que está em evolução, ainda que de forma lenta”, realçou o deputado do PS eleito pela ilha Graciosa, Manuel José Ramos.