Comunicado: Foi preciso o PS/A assumir a construção do novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico para o Governo Regional vir a reboque

PS Açores - 31 de maio, 2023

O PS/Pico releva o empenho determinante da Câmara Municipal das Lajes do Pico e do Presidente do PS/Açores em que, de forma articulada, assumiram a urgência na construção de um novo Centro de Saúde no concelho, tendo em conta o agravamento dos custos de contexto e a necessidade da população aceder a cuidados de saúde condignos.

Desde a tomada de posse, a Presidente da Câmara liderou o movimento de defesa da construção de um novo Centro de Saúde, como a melhor solução para servir o povo do concelho, manifestando a sua firme posição e apresentando propostas para que a solução fosse, sem dúvida, a construção de um novo Centro de Saúde.

O PS/Pico congratula-se, igualmente, com a posição já anteriormente assumida pelo Presidente do PS/A, Dr. Vasco Cordeiro, e reiterada aquando da entrevista publicada na edição do jornal “Ilha Maior”, no passado dia 26 de maio, sobre o novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico.

Na ocasião, o Presidente do PS/A elencou as razões para, no atual contexto, avançar com a construção de um novo Centro de Saúde nas Lajes do Pico: “É evidente que os pressupostos que levaram à decisão inicial de requalificar o edifício onde funcionava o Centro de Saúde das Lajes alteraram-se substancialmente: alterou-se a amplitude da intervenção e alterou-se, também, de forma muito significativa, o montante financeiro. De uma obra orçada em cerca de 800 mil euros, consta que já vai num valor de 2.5 milhões. Assim sendo, o que me parece a decisão mais correta é construir de raiz um novo Centro de Saúde para servir a população das Lajes do Pico, com um perfil funcional adequado aos tempos atuais”.

Para o PS/Pico, e decorridos mais de dois anos desde que este Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH e IL, tomou posse, não é aceitável, e muito menos justificável, o tempo que se perdeu em todo este processo, tendo em consideração a solidez e credibilidade dos argumentos apresentados pela Câmara Municipal e pelos subscritores da petição pública.

O PS/Pico lamenta que o Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro ande a reboque, uma vez mais, do Partido Socialista e que só após a entrevista do Presidente Vasco Cordeiro é que tenha optado por tomar uma efetiva decisão.

Se dúvidas existissem sobre este fato, basta relembrar as orientações dadas ao grupo municipal que representa os partidos do governo na Assembleia Municipal das Lajes, para recomendarem ao Governo Regional que mantivessem a solução de reabilitação das atuais instalações do Centro de Saúde.

A posição de construção de um novo Centro de Saúde de raiz, tem sido também defendida por um grupo significativo de peticionários que, no ano passado, fez chegar ao Parlamento Açoriano a sua reivindicação, tendo, na ocasião, as instituições ouvidas na Comissão de Assuntos Sociais sido unânime na sua decisão favorável.

Para o PS/Pico, a ilha não pode continuar refém de um Presidente do Governo que tarda em decidir e que adia, permanentemente, a execução dos investimentos estruturantes para a ilha do Pico.

Tem sido esta a postura de José Manuel Bolieiro, ao longo dos últimos quase três anos, nada decidindo sobre o futuro da ilha, quer em relação ao Porto Comercial, ao Centro de Saúde nas Lajes do Pico, ao aeroporto ou, até mesmo, em relação ao mau cheiro sentido na Madalena, em que teve de ser o Presidente da autarquia a intervir junto da administração da Portos dos Açores.