Governo Regional da direita tem feito os Açores regredir no combate às alterações climáticas

PS Açores - 17 de maio, 2023

Vílson Ponte Gomes considerou que o Governo Regional da direita “tem feito regredir os Açores no combate às alterações climáticas”, ao anunciar medidas avulsas nesta área depois de, na passada sexta-feira, no Parlamento dos Açores, os partidos da coligação de direita que suportam o Governo terem chumbado uma proposta de Regime Geral da Ação Climática para os Açores, uma proposta conjunta do Partido Socialista e do PAN.

O deputado do PS reagia assim às declarações do Presidente do Governo Regional e do Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, proferidas na abertura do Seminário “Mitigação e adaptação às alterações climáticas nos Açores”, do programa Life IP Climaz.

“Apenas um posicionamento sectário, até de fanatismo e preconceito partidário, pode explicar que se chumbe uma proposta ambiciosa para os Açores, que previa a obtenção de uma taxa de produção energética a partir de fontes renováveis de 80% em 2035, a aposta das entidades públicas regionais na descarbonização das suas frotas automóveis para 50% em 2040 e a obtenção da neutralidade climática da Região até 2045”, realçou Vílson Ponte Gomes.

O parlamentar socialista lamentou que este Governo rejeite um “plano de ação concreto, com medidas bem definidas”, e que apresente como grande medida para esta área a “organização de um Encontro Internacional sobre Alterações Climáticas nos Açores”.

“A organização deste tipo de eventos, que sensibilizem as pessoas para a ameaça climática que coletivamente enfrentamos, que reúnam a comunidade científica é muito importante, é verdade e o PS defende a organização destes eventos. Mas não pode ser a única medida do Governo Regional no combate às alterações climáticas. Há que estabelecer metas ambiciosas, objetivos concretos, se queremos realmente alterar comportamentos e realidades”, frisou Vílson Ponte Gomes.

O deputado socialista realçou que o nosso país “está em situação de emergência climática desde a promulgação da Lei de bases do Clima de 2021”, considerando ser “fundamental que assumamos esta causa e que consigamos reunir esforços para agir”.

Para Vílson Ponte Gomes, o Governo Regional tem de ter “vontade política e fazer aquilo que diz”, porque “diz uma coisa e depois, na hora da verdade, nada acontece”.

“Para vencer o combate precisamos de lucidez, verdade e confiança, e não temos tido. Não andem com sucessivos ziguezagues em matéria de ação climática. Essas constantes mudanças de posição são perigosas, claramente o Governo não quer saber deste combate para nada, apenas para propaganda política. É um Governo que se refugia numa hipocrisia reinante”, finalizou o deputado do PS, Vílson Ponte Gomes.