Governos Regionais anteriores investiram mais de 130 milhões nas escolas dos Açores

PS Açores - 15 de maio, 2023

Valdemira Gouveia recordou, no Parlamento dos Açores, que os dois Governos Regionais anteriores, da responsabilidade do PS e liderados por Vasco Cordeiro, “investiram 133 milhões de euros no parque escolar dos Açores, em 8 anos”, com “novas construções escolares e requalificações em várias ilhas”.

A deputada socialista falava no debate de uma recomendação ao Governo Regional para a imediata resolução dos problemas que põem em causa a segurança dos alunos da Escola Luísa Constantina, em Rabo de Peixe.

A proposta avançada pelo BE e favoravelmente votada pelo PS, recomenda que o Governo Regional inicie com urgência as obras de reparação das infiltrações, substituição dos sistemas das portas de emergência, assim como abertura adequada para entrada de viatura de emergência, que desenvolva um projeto para colocar coberturas e melhorar instalações sanitárias e das salas de aula e reparar as redes de águas pluviais da escola, entre outras intervenções, antes do início do próximo ano letivo.

Valdemira Gouveia realçou que a Escola Luísa Constantina foi construída em 2007, mas relevou que esta “sofreu os danos e desgastes próprios do tempo”, que “carecem de uma intervenção própria e rápida por parte do Governo Regional”, o que “ainda não aconteceu”.

A socialista reconheceu que este Governo já investiu 150 mil euros em obras nesta escola, mas frisou que, apesar disto, “subsistem os problemas e a insegurança das crianças e da restante comunidade escolar”, exemplificando que as “portas das salas de aula continuam amarradas com cordas”.

“A Escola Rui Galvão de Carvalho, contígua à Escola Luísa Constantina, que este Governo da coligação inaugurou no passado mês de abril, por exemplo, é uma das provas irrefutável do património que o Partido Socialista deixou nos Açores, fruto da sua governação com os olhos postos no futuro”, sublinhou a deputada do PS, Valdemira Gouveia.

 

Parque Escolar da Região é herança do PS

 

“O facto de termos hoje um parque escolar, é também uma herança do PS”, sublinhou Célia Pereira, intervindo no mesmo debate.

“Foi o investimento dos Governos Regionais da responsabilidade do Partido Socialista que permite hoje que a Região tenha uma escola de Futuro, que tenha um conjunto de programas educativos que permitem perspetivar um futuro de educação para os nossos jovens, para as nossas crianças”, lembrou a deputada socialista.

Rebatendo o clima de críticas constantes da direita às obras promovidas pelos Governos do PS, Célia Pereira recordou que o próprio Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, aquando da sua inauguração, “reconheceu que a obra da Escola Rui Galvão de Carvalho é uma obra boa e bem feita”.

A parlamentar do PS questionou, retoricamente, o Governo da coligação sobre “que projetos tem para construir novas escolas na Região”, sublinhando que a resposta é “zero”.

Célia Pereira lembrou que esta iniciativa estava em condições de subir a plenário desde setembro de 2021, mas “apenas foi debatido em plenário em maio de 2023”, talvez porque os partidos da direita que suportam o Governo Regional “estivessem à espera que as obras da Escola Rui Galvão de Carvalho estivessem concluídas”.