Governo Regional decidiu unilateralmente transferir as crianças Jorgenses dos Jardins-de-Infância

PS Açores - 13 de março, 2023

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista criticou, esta segunda-feira, a decisão unilateral do Governo Regional que, sem consultar pais e encarregados de educação, determinou transferir as crianças dos jardim-de-infância de São Jorge para o ensino público.

Para a deputada socialista Isabel Teixeira, eleita pela ilha de São Jorge, esta é uma medida que surge “meramente por razões economicistas” e que contribui para “hipotecar o futuro destas crianças, as suas aprendizagens e o seu progresso”, que se quer o mais normal possível.

Salientando que as EBS das Velas e da Calheta já foram contactadas no sentido de receberem estas crianças para serem integradas no pré-escolar destas escolas, a parlamentar destacou não ter sido esta a primeira vez que o Governo age de forma unilateral, “tendo a mesma situação já se verificado com a transferência das crianças do Jardim-de-Infância “O Balão”, na ilha Graciosa”.

Assim, e através de requerimento entregue na Assembleia Legislativa, Isabel Teixeira, questionou quanto à existência “de algum estudo pedagógico que sustente esta decisão”, defendendo, nesse sentido, não ser admissível “que o Governo Regional não consulte os pais e encarregados de educação das crianças que serão transferidas”.

“É necessário que o Governo Regional deixe de fugir ao diálogo, para que as decisões sejam consensualizadas entre as partes interessadas e os pais não sejam novamente surpreendidos por determinações confusas e constantes desculpas, como já aconteceu na ilha Graciosa”, referiu a parlamentar.

Na ocasião, Isabel Teixeira quis ainda saber quantas crianças estão inscritas nos jardins-de-infância da ilha e qual o destino reservado aos recursos humanos existentes.