Vereadores do Partido Socialista lamentam que espólio de Vitorino Nemésio não fique na Praia da Vitória por falta de interesse e empenho da Câmara Municipal

PS Açores - 26 de janeiro, 2023

Os Vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal da Praia da Vitória dão nota pública do seu lamento e desagrado pelo facto de várias espécies documentais que integram o espólio do escritor Vitorino Nemésio não ficarem depositadas na Praia da Vitória, em instalações da Câmara Municipal, sendo depositadas na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo.

Segundo o Vereador Pedro Machado, “soubemos ontem pela comunicação social que foram depositadas várias espécies documentais de Vitorino Nemésio, como 1 texto, 57 fotografias, 16 excertos, 10 cartões de visita, 16 cartas, 29 bilhetes postais, 3 versos e 1 cartão dos pais, através de protocolo entre Ivo Mendes Santos/Familiares e a Biblioteca de Angra do Heroísmo, que lá ficam disponíveis para consulta, fins de investigação, estudo ou outros interesses de promoção cultural”.

“Saudamos o cuidado e dedicação do Sr. Ivo Santos e Família na conservação e preservação deste espólio, bem como o empenho da Biblioteca em acolhê-lo, mas não podemos deixar de lamentar que a Câmara Municipal da Praia da Vitória não tenha feito os esforços necessários para garantir que estas peças e todas as outras do seu espólio fiquem em permanência na Praia da Vitória, seja na Casa Museu Vitorino Nemésio, seja na Casa das Tias ou em infraestruturas da Praia da Vitória”, defende Pedro Machado.

Segundo o Vereador, “depois de termos visto a notícia, questionámos na reunião de Câmara de ontem se existiu alguma diligência do executivo sobre este assunto. Fomos informados pelo executivo que não era possível tendo em conta as exigências feitas e o trabalho de conservação, questões que não compreendemos tendo em conta o que está em causa, as infraestruturas já existentes, os meios disponíveis quer na Câmara, quer na Cooperativa Praia Cultural e, obviamente, a importância que o Município deveria dar ao nome e à imagem de Vitorino Nemésio”.

“Rapidamente foi possível haver um entendimento entre a Biblioteca e os familiares do Sr. Ivo Santos. E não temos dúvidas que estes familiares teriam muito gosto em que tudo fosse depositado na Praia da Vitória, mas naturalmente que para que isso aconteça a Câmara Municipal tinha de manifestar essa intenção de forma clara e inequívoca”, refere Pedro Machado.

“Não basta fazer uma pequena rotunda a dizer que a Praia é a Cidade de Nemésio, é preciso muito mais. Empenho, proatividade e capacidade de aproveitar o extraordinário trabalho da família do Sr. Ivo Santos, garantindo que todo o espólio fique na Praia da Vitória, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Governo Regional, que também tem a obrigação de apoiar este projeto”, afirma Pedro Machado.

Pedro Machado defende que “é inegável o peso que tem o turismo cultural e os nichos que se deslocam pelo mundo movidos pela cultura, literatura e artes. Nesse âmbito, a Praia da Vitória precisa saber preservar o seu espólio cultural e potenciar a sua oferta turística associada a isso, onde Vitorino Nemésio tem um papel central. Para isso não é necessário grande investimento público, mas sim capacidade de fazer, planear e ser proactivo.”

“Saber que o espólio de Nemésio não fica na Praia, devidamente organizado e exposto é algo que nos deixa tristes e que nos desilude muito. Esperava-se mais da Câmara Municipal neste âmbito”, defende o Vereador Socialista.