Governo Regional atrasa compromisso de instalação da estação RAEGE na ilha das Flores

PS Açores - 26 de janeiro, 2023

O Partido Socialista da ilha das Flores lamentou, esta quinta-feira, que o Governo Regional continue sem definir um cronograma para a instalação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE) na ilha, justificando este atraso “com a necessidade de consolidação do projeto em Santa Maria e com a necessidade de recurso a financiamento externo”.

Mas, segundo refere o Secretário Coordenador do PS/Flores, José Eduardo, “é visível a falta de rumo do Governo Regional nesta matéria”, quando não consegue assegurar, nem esclarecer, “de que forma se irá obter o financiamento necessário à concretização deste compromisso assumido pela Região”.

“Ouvido em audição parlamentar na Comissão de Assuntos Sociais, o subsecretário regional da Presidência, não esclareceu a questão do financiamento, nem tão pouco conseguiu definir uma calendarização dos investimentos necessários para a conclusão do projeto, que segundo o governante deverá rondar os 8 milhões de euros em infraestruturas”, referiu o socialista.

Manifestando, assim, a sua preocupação quanto ao desenvolvimento do projeto na ilha, o dirigente socialista lamenta, também, que a verba inscrita no Plano e Orçamento para 2023 “não seja suficiente para a sua concretização”.

“Este é um projeto que envolve o Governo Regional dos Açores e o Governo de Espanha – através do Instituto Nacional Geográfico – e que consiste na construção, instalação e exploração de quatro estações geodésicas fundamentais, sendo duas em Espanha e duas nos Açores, nomeadamente em Santa Maria e nas Flores”, referiu José Eduardo, para acrescentar que no caso da Estação nas Flores, “esta é da responsabilidade do Governo”.

“Mais uma vez fica demonstrado que a ilha das Flores e os Florentinos estão a ficar para trás naquelas que são as opções deste Governo”, assegurou o Secretário Coordenador do PS/Flores, para manifestar a sua preocupação quanto à concretização do projeto na ilha.