PS alerta para a urgente colocação de assistentes operacionais nas escolas da Região

PS Açores - 14 de janeiro

A seção de Vila Franca do Campo do Partido Socialista manifestou a sua preocupação face aos constrangimentos verificados no normal funcionamento das escolas do concelho, alertando, desta forma, para a urgente necessidade de colocação de assistentes operacionais nos estabelecimentos de ensino, como forma de garantir o seu normal funcionamento.

Para o PS de Vila Franca do Campo, que reconhece a razão que assistiu aos pais e encarregados de educação da Escola António Santos Botelho, para que esta sexta-feira tenham encerrado a escola a cadeado, a falta de pessoal não docente é uma realidade em todas as escolas do concelho, incluindo a de Ponta Garça, e que se deve à política adotada por este Governo Regional de acabar, abruptamente, com os programas ocupacionais.

De acordo com os socialistas, e sendo esta uma situação já denunciada por diversas vezes junto dos órgãos competentes, quer no início do ano escolar como posteriormente, o Governo não resolveu o problema atempadamente, optando por justificar o problema com a desculpa das baixas médicas.

Criticando, assim, a incompetência do executivo face a esta matéria, o PS de Vila Franca do Campo lamenta que tenha sido necessário o fecho da escola a cadeado para que a tutela tenha autorizado a prorrogação de quatro contratos de programas ocupacionais na Escola António Santos Botelho.

A este propósito, os socialistas de Vila Franca do Campo, questionam se será necessário encerrar, também, a Escola de Ponta Garça para que o assunto fique resolvido, também, neste estabelecimento de ensino.

Lamentando o erro do Governo Regional ao acabar com os programas ocupacionais, que deu origem a este problema, o PS de Vila Franca do Campo apela à secretária regional da Educação que autorize a renovação dos programas ocupacionais, não apenas na Escola António Santos Botelho, como em todas as do concelho, porque, ao que parece, o Governo só atua quando confrontado com o fecho dos estabelecimentos de ensino.