Vasco Cordeiro: o Governo Regional precisa de se chegar à frente para apoiar as Famílias e as Empresas

PS Açores - 10 de janeiro, 2023

Vasco Cordeiro defendeu, esta terça-feira, que o Governo Regional “precisa de se chegar à frente de forma urgente e de forma decidida na criação de medidas de apoio para as famílias e para as empresas”.

O Presidente do PS/Açores, e líder parlamentar do GPPS/A, falava à saída de uma reunião com a empresa Damião de Medeiros Lda, na freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo.

Face ao “aumento vertiginoso do custo de vida dos Açorianos”, Vasco Cordeiro realçou que a nossa Autonomia “deve também ser um fator de ajudar famílias e empresas a ultrapassarem estes tempos desafiantes”, salientando que o PS/Açores “tem apresentado um conjunto de propostas referentes às famílias e às empresas”, e frisando que aquelas que “têm um impacto direto nas empresas, acabam por ser também ser uma forma de ajudar as famílias”.

“É o caso de uma medida de apoio que o PS propôs para fazer face ao aumento dos custos de produção das empresas, com a contrapartida de que, na parte que for apoiada, esse aumento dos custos de produção não leve a um aumento do preço do produto final”, frisou o líder parlamentar do PS.

“Dessa forma, apoia-se, simultaneamente, as empresas, que recebem um apoio para o aumento dos custos de produção e com a garantia do preço final, apoia-se também as famílias”, reiterou.

Vasco Cordeiro lembrou, igualmente, que o PS/Açores já avançou com uma proposta para minimizar os custos de transportes de mercadorias e de matérias-primas para os Açores e da sua disponibilização depois de venda final, através de um “mecanismo que possa ajudar ou que possa garantir que, havendo uma ajuda ao transporte de matérias-primas e mercadorias, o preço final dos produtos transformados ou das mercadorias se mantém igual nessa componente que teve a ajuda ao transporte”.

Vasco Cordeiro defendeu, ainda, a criação, “com urgência”, de um “mecanismo de apoio às empresas que tenham um aumento de custos derivados das remunerações dos trabalhadores”.

O líder dos socialistas Açorianos recordou que o GPPS apresentou, numa proposta recente, “uma medida de apoio com um montante à volta dos 6,5 milhões de euros, que permitiria ajudar as empresas a terem melhores condições para reforçar salários e não apenas os salários mínimos, que aumentam por força da lei, mas também para garantir a existência dos diferenciais em função da antiguidade de outros trabalhadores para além daqueles que auferem o salário mínimo.”

Relativamente à subida dos custos da energia, Vasco Cordeiro destacou que “é preciso ter em conta que, para além da subida que existe para os consumidores domésticos”, a principal subida, à volta dos mais de cinquenta por cento, “tem a ver com a média tensão, que serve, por exemplo, instalações industriais e instalações  comerciais”, salientando que se o Governo dos Açores apoiar as empresas Açorianas para fazer face ao aumento dos custos da energia estará “também a evitar que esse aumento de custo se repercuta inteiramente nos consumidores finais, o que quer dizer que se apoiam as empresas para também apoiar as famílias Açorianas”.

O Presidente do PS/Açores realçou que “já há medidas nacionais do Governo da República que se aplicam na Região”, mas considerou ser “importante que o Governo Regional também avance o mais rapidamente possível com medidas concretas”.

“E algumas dessas medidas até têm a ver com coisas tão simples como pagar os apoios que estão atrasados. Refiro-me, por exemplo, às linhas de apoio à manutenção de emprego, ao pagamento aos próprios fornecedores da administração regional, muitos dos quais não receberam ainda aquilo que lhes é devido desde julho do ano passado”, salientou.

“No fundo, este é um trabalho que o grupo parlamentar do PS tem feito e continuará a fazer, que é o de apresentar propostas e medidas concretas para ajudar famílias e empresas a ultrapassarem esta situação que vivemos”, finalizou o líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro.