Desinvestimento nos transportes em Santa Maria gera impacto negativo no Turismo e na Agricultura

PS Açores - 13 de dezembro, 2022

Joana Pombo realçou que o “desinvestimento do Governo Regional nos transportes se traduziu numa acentuada quebra de dormidas na ilha de Santa Maria”, criticando que, no que toca ao turismo de Santa Maria, este Governo de direita “esteja a deixar esta ilha para trás”.

A deputada socialista falava na Assembleia Legislativa dos Açores, numa sessão de perguntas sobre a ilha de Santa Maria, tendo evidenciado que o “crescimento nas dormidas a nível regional não se verificou nesta ilha, bem pelo contrário”.

“Santa Maria foi uma das três ilhas com descida mais acentuada nas dormidas, em relação a 2019, com uma descida de 9,5%. Só em agosto deste ano, Santa Maria registou menos 4.083 dormidas em relação a 2019”, salientou.

Joana Pombo realçou, igualmente, que “um dos 4 voos prometidos por este Governo para os meses de julho e Agosto, não era acessível a reservas e só aconteceria quando os restantes enchessem” sendo, na prática, um voo extraordinário e não programado, “enganando de forma clara os Marienses”.

A parlamentar Mariense salientou que Santa Maria “registou uma diminuição de mais de 3.800 passageiros nos meses da época alta” sendo que, só no mês de agosto, foram “menos quase 2000 passageiros”, o que se traduziu “na diminuição das dormidas e das mais-valias à economia local”.

Joana Pombo manifestou, ainda, a sua preocupação com “os pesados impactos que estas políticas de transportes trouxeram aos organizadores de eventos de verão em Santa Maria”, a maior parte deles associações sem fins lucrativos.

“A Atlânticoline era uma excelente parceira nos festivais locais. Sem a linha amarela, só num dos festivais de verão houve menos mil pessoas. Sem barcos, aumentou o custo do transporte de equipamentos de som, porque tiveram de ser alugados durante mais tempo com aumentos de mais de 4.000 euros. Uma associação sem fins lucrativos, que organiza um festival em prol da sociedade, não pode ter este sobrecusto”, frisou a deputada do GPPS.

“Será que o Governo Regional vai manter as suas decisões sobre os transportes para a ilha de Santa Maria que, comprovadamente, têm prejudicado os eventos, as associações que os organizam, assim como os marienses, os empresários e as suas famílias?”, questionou Joana Pombo.

Questionado sobre o investimento no matadouro e Sala de desmancha, investimento prometido pelo Governo em 2021 no conselho de ilha de Santa Maria, o Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, respondeu que foi sugerido à Cooperativa de Produtores Agropecuários da ilha de Santa Maria (AGROMARIENSECOOP) que assumisse esse investimento candidatando a fundos comunitários.

“Esse deveria ser um investimento do Governo Regional”, até porque “não faz sentido que seja esta associação agrícola a realizar melhoramentos em instalações que não são da sua propriedade”, como é o caso do matadouro, frisou a deputada do PS, Joana Pombo.

A ausência deste investimento coloca em causa o projeto da referida cooperativa, do Centro de acabamento e engorda de bovinos, que permitirá diminuição da exportação de gado vivo, aumentando a qualidade da carne, valorizando-a e permitindo que esse valor fique na economia local, nos seus produtores e nas suas famílias.