Governo continua sem avançar com a proteção costeira da zona de Porto Pim, denuncia Tiago Branco

PS Açores - 12 de dezembro, 2022

Tiago Branco realçou, esta segunda-feira, que cerca de três anos após a passagem do furacão Lorenzo, a zona de Porto Pim, concretamente entre o Castelo de São Sebastião e o Reduto da Patrulha, na Rua do Castelo, “não recebeu uma única intervenção por parte deste Governo Regional”.

O deputado falava na sequência de um requerimento ao Governo Regional, no qual os socialistas solicitam esclarecimentos sobre a falta de intervenções naquela zona, considerando que “não é compreensível que num local tão sensível e tão exposto às intempéries, onde existem muitas habitações, ainda não tenha havido qualquer intervenção”.

Tiago Branco realçou que a passagem recente da depressão meteorológica Efrain “voltou a colocar em causa a segurança de pessoas e bens naquele local”.

O parlamentar recordou que o anterior Governo Regional, da responsabilidade do Partido Socialista, “já havia realizado uma apresentação pública dos projetos de Reforço da Proteção Costeira e Recuperação do Castelo de São Sebastião, do Reduto da Patrulha e Muralhas adjacentes, em julho de 2020”.

Contudo, prosseguiu, “desde a tomada de posse deste Governo da coligação, em novembro de 2020, nada mais se soube sobre as obras previstas para aquela zona”.

“Qual a calendarização para as obras previstas e já projetadas, no âmbito do furacão Lorenzo, de reforço da proteção e recuperação do Castelo de São Sebastião, assim como do Reduto da Patrulha e muralhas adjacentes?”, questiona o deputado do PS eleito pela ilha do Faial, Tiago Branco.