Mais uma vez António Ventura procura reinventar a história da Agricultura nos Açores, denuncia Patrícia Miranda

PS Açores - 3 de outubro, 2022

Patrícia Miranda denunciou, esta segunda-feira, que o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura, “procurou, mais uma vez, reinventar a história da Agricultura dos Açores”, ao ter anunciado “um novo sistema de abastecimento de água para a agricultura, através de chave eletrónica”.

“O anúncio da chave eletrónica para acesso à água para agricultura como novidade é uma falsidade, porque ela já existia e já tinha sido implementada na anterior legislatura”, lembrou a parlamentar do PS, estranhando que António Ventura tenha “tentado fazer passar por novo este sistema”.

Patrícia Miranda realçou que “das duas uma: ou o Secretário Regional da Agricultura quis deliberadamente branquear o passado, ou desconhece medidas em vigor no setor agrícola dos Açores. Qual das duas hipóteses a pior, não sabemos”.

A deputada do PS recordou, inclusivamente, declarações públicas do Presidente do Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA), de junho do ano passado, nas quais se referia que “apenas na bacia leiteira de Ponta Delgada já existiam quase 100 agricultores com os contadores de água por chave eletrónica, em Vila Franca do Campo também já existia uma centena deles e, no Nordeste, existiam outros 90 contadores”.

Patrícia Miranda realçou os “fortes investimentos de décadas que os anteriores Governos, suportados pelo PS, fizeram ao nível do abastecimento de água, na eletrificação e nos caminhos de acesso às explorações agrícolas em toda a Região”, salientando que, “só na passada legislatura, o Governo Regional suportado pelo PS investiu 8,5 milhões de euros no reforço do armazenamento de água à agricultura”.

“Sabemos há muitos anos que a água é um bem precioso, que não é inesgotável e, por isso, ao longo dos anos, foram sempre feitos muitos investimentos numa gestão racional da água, que todos defendemos. Agora, não pode vir o senhor secretário anunciar, com pompa e circunstância, a implementação de uma medida que já está implementada desde a legislatura passada. O PS/Açores defende uma boa gestão da água, para agricultura e para consumo humano, mas defende também seriedade na comunicação de medidas”, finalizou a deputada do PS, Patrícia Miranda.