Governo dos Açores simulou a apresentação do projeto do novo porto das Lajes das Flores, acusa José Eduardo

PS Açores - 22 de julho, 2022

“Sendo esta uma obra fundamental e estruturante para a ilha das Flores e para a Região, e quase dois anos depois de este governo estar em funções, esperava-se que pelo menos o Projeto do novo Porto das Lajes das Flores estivesse concluído”, considerou José Eduardo, deputado do PS Açores, eleito pelo círculo eleitoral da ilha das Flores. 

O deputado falava em conferência de imprensa reagindo à apresentação, pelo Governo dos Açores, do “suposto projeto” do novo porto das Lajes das Flores, no passado dia 19 de julho. 

José Eduardo disse ter constatado que afinal, o que o Governo Regional apresentou, passados quase dois anos, foi “praticamente o mesmo estudo prévio que foi apresentado pelo então Governo dos Açores do PS, em agosto de 2020, com uma agravante, a estimativa do custo da obra é agora de apenas 110 milhões de euros”.

“Para além de que toda a informação transmitida agora pelo Governo Regional já ter sido apresentada no estudo prévio de 2020, é o próprio Governo que confirma que ainda não há projeto concluído”, revela o parlamentar. Isto porque, como justifica o deputado, foi o próprio executivo que disse haver “necessidade de acertos ao projeto” e que “o custo final da obra será certamente superior ao inicialmente previsto, mas que só deverá ser conhecido quando estiverem concluídos os ensaios necessários”. 

José Eduardo lembrou que o anterior Governo PS, em menos de um ano, lançou “as únicas duas empreitadas” que estão a decorrer no porto das Lajes: a proteção de emergência ao terrapleno e a construção da ponte cais, “em valores que rondam os 40 milhões de euros” e preparou e apresentou o estudo prévio para o ordenamento e reconstrução do porto das Lajes.

Por outro lado, o atual Governo dos Açores em quase dois anos “fez apenas duas coisas”, disse. Primeiro “estava a alterar o estudo prévio apresentado pelo Governo anterior do PS, que supostamente tinha umas gorduras a cortar” e segundo, “decidiu que afinal o estudo apresentado em 2020 é que era”. 

“As únicas novidades são que vão lançar o concurso público em janeiro do próximo ano, informação já diferente da que transmitiu quando cá esteve nas Flores no final do ano passado, garantindo que o projeto seria apresentado no primeiro trimestre deste ano e o concurso público no segundo trimestre” e pasme-se, chegaram à conclusão que para realizar esta obra é necessário existir uma Pedreira e que passados mais de 2 anos vão realizar prospeções geológicas. revelou. 

José Eduardo lamentou que, após quase dois anos de mandato, o PSD das Flores venha falar em “momento histórico”: “sim é verdade, mas pelas piores razões. Esta é a demonstração clara do abandono que este (des)governo votou a Ilha das Flores”.

“A única coisa histórica tem sido a inércia e incapacidade deste governo em agilizar o processo de reconstrução do porto das Lajes, obra da maior importância para os florentinos e para os Açores”, referiu.

O deputado socialista sublinhou ainda que os florentinos merecem que “fale a verdade e não os tente ludibriar, merecem ser ouvidos e precisam que a obra avance o mais rápido possível sem dilações e truques de política”, porque são “muitos os constrangimentos provocados e são significativos os impactos na frágil economia da ilha das Flores”, finalizou.