Vereadores do PS Ribeira Grande propõem apoios aos Idosos e aos Taxistas

PS Açores - 8 de julho, 2022

Os Vereadores do PS na Ribeira Grande propuseram, na reunião de Câmara desta quinta-feira, a criação de medidas que possam melhorar, no imediato, “a qualidade de vida dos nossos Idosos e as suas condições de mobilidade, numa aliança com os Taxistas da Ribeira Grande, através da Câmara Municipal”.

Segundo Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, atendendo ao difícil contexto económico e às dificuldades das famílias da Ribeira Grande, “continua a ser muito importante olhar para os mais desfavorecidos, garantindo-lhes igualdade de oportunidades”.

Nesse sentido, os vereadores socialistas propõem “a comparticipação de um frete de táxi por mês para cada Idoso da Ribeira Grande, dentro do Concelho, tornando-se mais fácil a ida a consultas ou a farmácias, ou até mesmo às compras”, o que acaba por ser, conforme referem, “um apoio a cada família e uma garantia de autonomia e qualidade para os nossos Idosos”. Para os Vereadores do Partido Socialista, este apoio deve ser implementado em todas as freguesias, mediante o interesse dos profissionais de Táxi, e deve ser operacionalizado através de protocolo com a Câmara de Comércio ou com as Associações de Táxis.

Paralelamente, outra medida de apoio direcionada especificamente aos Taxistas também foi apresentada pelos Vereadores do Partido Socialista que entendem que “a Câmara da Ribeira Grande pode, no imediato, aumentar o número de lugares de estacionamento para táxis em todo o Concelho, permitindo a estes profissionais um alargamento das suas possibilidades de negócio e subsistência nestes tempos tão difíceis, dado os elevados custos dos combustíveis, entre outros”.

A esse propósito, referem, por exemplo, “a falta de lugares reservados para táxis em frente ao hotel na cidade, junto a empreendimentos locais de maior envergadura ou em frente a todos os supermercados de grandes dimensões, o que não se compreende num concelho com tanto potencial turístico”.

Para os Vereadores Socialistas, o serviço de aluguer de veículos ligeiros para transporte de passageiros (os táxis) não deixa de ser, também, um serviço ambiental, por permitir a partilha na utilização, a redução do número de veículos particulares e, naturalmente, das emissões de gases. Assim, os eleitos pelo PS propuseram, igualmente, a alteração das condições de validade da licença de profissional de Táxi, sugerindo que esta só seja necessária alterar aquando da alteração da matrícula.

Para Lurdes Alfinete e Artur Pimentel, estas propostas são “caminhos concretos para agilizar procedimentos e para incrementar cada vez mais a qualidade de vida de todos os Ribeiragrandenses por igual, sem olhar à sua idade, à sua freguesia de origem ou ao seu partido político. Temos aqui uma proposta interessante que toca aspetos de ordem social, económica e ambiental que deve ser olhada com atenção pelo Executivo”.