PS acusa Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada de “falta de diálogo e arrogância”

PS Açores - 1 de julho, 2022

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada, reunida ontem no Coliseu Micaelense, discutiu uma Petição Pública, com 1147 subscritores, que defendia a reabertura ao trânsito das ruas do centro histórico da cidade de Ponta Delgada que foram encerradas à circulação no início do mês de janeiro.

No debate sobre essa iniciativa, o Grupo Municipal do PS considerou que “esta petição, ao contrário do que é comum, não visa alertar o poder político municipal para algum assunto esquecido ou com concretização atrasada. Esta petição tem uma natureza diferente. Resulta da quebra da palavra dada pelo Presidente da Câmara e da sua arrogância política e manifesta incapacidade de promover um diálogo profícuo com um conjunto alargado de munícipes e de interesses legítimos”.

O PS salientou “a quebra da palavra dada pelo Presidente da Câmara, que assegurou várias vezes que o fecho de ruas era uma solução transitória que vigoraria apenas durante o período de Natal e de passagem de ano” defendendo que “a decisão de fecho de ruas ao trânsito no centro da cidade devia ser revogada e esse processo deve ser reiniciado promovendo um profundo diálogo com todas as partes interessadas com vista a obter um amplo consenso”. O PS defendeu “um novo começo para um processo que foi decidido nas costas dos munícipes e que se revelou polémico e conflituoso”.

O PS considerou ainda que “em vez de seguir uma postura de diálogo, de conciliação de interesses e de promoção de consensos, o Presidente da Câmara preferiu impor a sua vontade contra tudo e contra todos em nome de um progresso iluminado, imposto à força perante a suposta incompreensão coletiva”.

O PS relembrou também que “este não é um caso único. Aconteceu o mesmo na polémica com os moradores da antiga rua do Valverde e repetiu-se na requalificação de arruamentos do Bairro do Calço da Furna”, adiantando que “esta é uma tendência preocupante que merece o repúdio do PS e a nossa total oposição”.

O PS terminou a discussão da Petição fazendo um apelo ao Presidente da Câmara para “reconsiderar a sua postura e alterar a sua decisão intransigente e arrogante”.

O PS considerou a votação da Petição como “um momento que definirá se contaremos com um Presidente de Câmara conciliador e dialogante, ou se, pelo contrário, estaremos perante um presidente arrogante e prepotente que procura impor a sua vontade e a sua maioria sem apelo nem agravo”. O PS considerou que a votação em causa era “a última oportunidade do Presidente da Câmara provar que é o político que nunca foi até hoje”.

A Petição que defendia a reabertura ao trânsito das ruas do centro histórico de Ponta Delgada foi chumbada por 56% dos votos expressos.

Na Assembleia Municipal de ontem, o PS apresentou dois votos de pesar pelos falecimentos do jornalista Mário Mesquita e do Professor Doutor Machado Pires.