Deputados do PS Graciosa lamentam que Governo tenha demorado seis meses a reparar pórtico de varagem

PS Açores - 1 de junho, 2022

“Desde novembro do ano passado que o pórtico utilizado para a varagem de embarcações de maior porte esteve inoperacional”, lamentam os deputados do PS Açores, eleitos pelo círculo eleitoral da ilha Graciosa.

José Ávila e Manuel José Ramos consideram “lamentável esta demora a solucionar este constrangimento” já que “este é o único equipamento deste género existente na Ilha e assume uma importância fulcral para a varagem de embarcações acidentadas, para as reparações necessárias às mesmas e para as vistorias obrigatórias”, tendo mesmo “alguns armadores solicitado  a prorrogação do certificado de navegabilidade para poderem exercer a atividade da pesca, suportando as despesas que dai advém”.

Segundo os deputados, o porto de pesca da ilha Graciosa “é uma infraestrutura de primordial importância para a comunidade piscatória”, sendo o setor das pescas uma das principais fontes de rendimento e “é essencial para a ilha, trazendo proveitos à economia local, em média no valor de um milhão e meio de euros na primeira venda de pescado”.

Uma infraestrutura inaugurada em 2009 que, consideram José Ávila e Manuel Ramos, necessita de reparações ao nível dos equipamentos que são “fundamentais” para a segurança das embarcações. Reparações estas que “já, por diversas vezes, foram mencionadas, pelo Secretário da tutela, mas o que é certo é que continua sem haver qualquer intervenção”, referem.