Lubélio Mendonça questiona Governo Regional sobre projeto que vai tornar Corvo tendencialmente autossustentável em termos energéticos

PS Açores - 29 de abril, 2022

Lubélio Mendonça, deputado do PS eleito pela ilha do Corvo, questionou esta quinta-feira, o Governo Regional sobre o ponto de situação do projeto, aprovado no parlamento açoriano em junho de 2020, que tornará a ilha do Corvo, por via da produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, tendencialmente autossustentável em termos energéticos.

O deputado explica que, em resposta a um requerimento entregue pela representação parlamentar do PPM, o “Governo Regional anunciou que a concretização do investimento para a produção de energia elétrica, a partir de fontes renováveis, ocorrerá ao longo dos anos de 2022 e 2023, estando prevista a conclusão de todos os trabalhos em dezembro do próximo ano”.

Para além disso, acrescenta Lubélio Mendonça, “pode ler-se nessa mesma resposta, que data de 7 de dezembro de 2021, que os estudos para a definição dos investimentos estavam em fase de execução e que não eram previsíveis riscos correntes, ou de contexto, que pudessem fazer antever situações conducentes à sua não concretização”.

Assim sendo, o deputado socialista do PS Corvo, quer saber para quando então está prevista a data de arranque das obras de execução da empreitada para a instalação dos equipamentos, bem como a data para o início de funcionamento dos mesmos. Lubélio Mendonça solicitou ainda, no requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a cópia dos projetos de equipamentos a instalar na ilha do Corvo.

“É importante para nós deputados, no âmbito da nossa atividade fiscalizadora do parlamento sobre o Governo, termos acesso a estas informações, ainda para mais sendo um projeto de elevada importância para o desenvolvimento da nossa ilha”, finaliza.