O PSD da Ribeira Grande devia concentrar-se mais na defesa da Saúde dos Ribeiragrandenses e menos nos ataques ao PS

PS Açores - 15 de março, 2022

A concelhia do Partido Socialista da Ribeira Grande lamenta profundamente que o PSD da Ribeira Grande tenha duas caras.

Não faz, pois, sentido o mais recente comunicado do PSD/Ribeira Grande.

Quando o PSD acusa o PS de “não ter credibilidade para falar sobre o Centro de Saúde”, devia olhar para si próprio, considerando a sua letargia nesta matéria.

O PSD da Ribeira Grande pouco ou nada reivindicou neste último ano e meio, em que o Governo dos Açores, que tutela a área da Saúde, foi da responsabilidade do PSD e dos partidos da coligação.

Das duas uma: ou o PSD da Ribeira Grande tem zero de influência sobre o Governo Regional da responsabilidade do PSD/Açores, ou o PSD da Ribeira Grande pura e simplesmente, não quer saber.

Além disso, importa ressalvar, a recomendação sobre “a necessidade urgente de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande” foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara, ou seja, votada favoravelmente pelo próprio PSD.

O PSD da Ribeira Grande, já sabemos, é assim: aprova uma proposta do PS na reunião da Câmara Municipal da Ribeira Grande e ataca o PS na praça pública. O que é lamentável.

Para o Partido Socialista da Ribeira Grande, a Ribeira Grande ter um novo Centro de Saúde é uma grande prioridade e, para esse fim, consideramos que as verbas do PRR e do PO 2030 são uma oportunidade única para criar um novo e mais funcional centro de saúde.

Esta postura está, aliás, em consonância com aquilo que o PS/Ribeira Grande defendeu para este concelho, nas últimas eleições autárquicas: a construção de um novo centro de saúde de raiz. Algo que não pode ser dito sobre o PSD/Ribeira Grande, que defendia então “apenas algumas obras de modernização”.

O PS da Ribeira Grande reitera que, estando o Governo Regional a anunciar investimentos para os centros de saúde da Região, então a Ribeira Grande, pela sua população de mais de 30 mil pessoas, deve ser contemplada com um novo centro de saúde.

O PS/Ribeira Grande, na sua recomendação aprovada por unanimidade, com os votos do PSD, em reunião de Câmara realizada já este mês, pede ao Executivo de Alexandre Gaudêncio que reúna com urgência com a tutela da Saúde, para que se possa reforçar, junto do Governo Regional, a urgência de um novo Centro de Saúde para a Ribeira Grande ou, no mínimo, de uma robusta requalificação e modernização do equipamento atual.

Nesta mesma recomendação, apelamos ao Executivo camarário que identifique uma possível relocalização do Centro de Saúde da Ribeira Grande e que invista num projeto para a construção de um novo Centro de Saúde, mostrando a iniciativa e a vontade política que se impõe.

Para o Partido Socialista, o que mais importa são os Ribeiragrandenses e a tomada de ações. Recomendamos, por isso, que o PSD da Ribeira Grande desinvista nos ataques ao PS e invista naquilo que é mais preciso - na melhoria das condições de vida dos Ribeiragrandenses.