Este Governo Regional está a destruir o projeto do Spaceport em Santa Maria, alerta João Vasco Costa

PS Açores - 15 de março, 2022

 João Vasco Costa lamentou, esta terça-feira, que o Governo Regional esteja a “destruir o projeto do Spaceport de Santa Maria, pelas suas indecisões, inações e falta de visão”.

O deputado socialista, eleito por Santa Maria, considera que a Secretária Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, “esgotou a sua capacidade e competência para desempenhar o cargo que ocupa”, com os seus “sucessivos adiamentos”.

João Vasco Costa recordou que este projeto foi, em boa hora, delineado e iniciado pelo anterior Governo dos Açores e que este Governo de José Manuel Bolieiro, “apenas soube por areia na engrenagem”, ao anular o concurso efetuado.

O socialista reconheceu que este projeto “conheceu um atraso de dois meses com o anterior Governo”, o que, tendo a situação pandémica que atravessámos, considerou ser “perfeitamente aceitável”.

“Foi este Governo da coligação que decidiu abandonar o concurso, que se meteu num imbróglio judicial, com tribunal à mistura e que teve de reformular toda esta situação”, recordou.

João Vasco Costa lembrou que a Secretária Regional já tem fama de “usar estratagemas deploráveis”, adiando por várias vezes o lançamento deste concurso e “colocando em causa todo o trabalho que foi feito anteriormente”.

A esse respeito, lembrou o socialista, “Susete Amaro ocultou, no plenário do Parlamento Açoriano, quando foi confrontada diretamente sobre esta matéria, no dia 14 de dezembro do ano passado, uma decisão judicial do dia 2 de dezembro relativa ao indeferimento da providência cautelar que corria em tribunal”.

“Isto é esconder informação aos representantes do povo, mas pior que isso, é sonegar informações relevantes aos Marienses e aos Açorianos”, frisou.

“Infelizmente, o Spaceport de Santa Maria está a ficar para trás e até mesmo em risco de nunca se vir a concretizar. A Sra. Secretária não ata nem desata, não decide, e pior que não decidir, não tem capacidade para fazer e não tem a humildade de assumir as suas responsabilidades, empurrando para outros aquilo que sabe bem ser da sua responsabilidade”, lamentou o parlamentar do PS.