Governo da República do PS decide em favor dos Açores e das Autonomias, assegura Vasco Cordeiro

PS Açores - 18 de janeiro, 2022

O Presidente do PS/Açores evidenciou, esta terça-feira, o montante global de investimento de cerca de 400 milhões de euros assegurado pelo atual Governo da República e do Primeiro-Ministro António Costa, para apoiar as obras necessárias nos Portos da Região.

Para Vasco Cordeiro, o montante assegurado é um sinal inequívoco da importância de se ter um Governo da República que “compreende e apoia aquilo que significa a necessidade de investir em portos de regiões como os Açores”.

À margem de uma reunião com a empresa Portos dos Açores, na qual os candidatos do PS à Assembleia da República foram acompanhados pelo Presidente do PS/Açores, o socialista defendeu que a verba disponibilizada é absolutamente decisiva para que a Região consiga realizar todos estes investimentos, que se afiguram fundamentais “para a nossa economia e para o funcionamento da Região”.

“Mas é ainda muito importante também do ponto de vista político, porque eu sou testemunha do que é ter um Governo da República que face a intempéries não decide apoiar desta forma, mas manda a Região ir à banca, como foi o caso do Governo do PSD, liderado por Passos Coelho”, acrescentou.

Para Vasco Cordeiro, a ideia de solidariedade da República, no caso concreto também na recuperação dos prejuízos causados pelo Furacão Lorenzo, é bem sintomática daquilo que significa ter um governo que “compreende e apoia, mas sobretudo um governo que decide, em favor dos Açores e das Autonomias”.

Relativamente ao limite das verbas para a recuperação do Furacão Lorenzo, o dirigente socialista destacou a decisão do Governo da República em apoiar em 85%, contrapondo com o pedido do Governo Regional dos Açores para que se fixe outro limite. Segundo o socialista, o que está em causa não é o ato do Governo da República, porque, na sua opinião, “o Governo da República do PS esteve muito bem”, sendo que o que considera totalmente incompreensível “é o Governo Regional do PSD, CDS e PPM que pede que não mandem tanto dinheiro para recuperar o Lorenzo, como o Governo da República queria mandar”, afirmou o socialista.

“Há um pedido claro e expresso, naturalmente que este é um trabalho que deve estar sempre em aberto, mas dá muito mais trabalho corrigir os erros e as trapalhadas de um Governo Regional como este, que, neste caso concreto, se evidencia de forma clara, do que dar seguimento natural e normal àquilo que foi uma decisão do Primeiro-Ministro António Costa e uma decisão do Governo da República de apoiar em 85% todo o montante de prejuízos causados pelo furacão Lorenzo”, acrescentou ainda Vasco Cordeiro a preocupação de não se perder tempo nem recursos que “prejudiquem obras que são necessárias para recuperação dos efeitos do furacão Lorenzo”.

De acordo com Vasco Cordeiro, da parte da candidatura do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República, “estaremos ao lado dos Açores e dos Açorianos”, trabalhando “em todas as matérias que forem necessárias para defender os Açores e os interesses dos Açores”.