Coligação chumba proposta do PS para salvaguardar vacinação dos estudantes Açorianos deslocados

PS Açores - 14 de janeiro, 2022

Vílson Ponte Gomes lamentou esta sexta-feira que “os partidos da coligação se tenham unido, novamente, para chumbar mais uma proposta do PS, mesmo que isso signifique limitar o direito à vacinação aos estudantes Açorianos deslocados”.

O deputado socialista falava na cidade da Horta, após o debate gerado pela iniciativa parlamentar do PS, que visava assegurar a vacinação e reforço aos estudantes Açorianos que estão a estudar fora da Região, quando se desloquem às suas ilhas de residência.

O diploma propunha sensibilizar os estudantes deslocados Açorianos para a vacinação no local onde estudam e assegurar, através da cooperação entre os Serviços de Sistemas de Saúde, a disponibilização de informação sobre o registo de vacinação contra a COVID-19 a todos estes estudantes.

O deputado socialista realçou que a vacinação “ainda é a nossa arma mais potente contra a pandemia”, considerando que “o Governo dos Açores tudo deve fazer para proteger estes jovens Açorianos de ensino universitário ou pré-universitário que, por se encontrarem deslocados da Região por períodos prolongados, não podem ser abandonados”.

Frisando que a vacinação de reforço em regime de Casa Aberta já está disponível para estas faixas etárias na Madeira e ficará previsivelmente disponível no continente, em março, o socialista apelou ao Governo Regional para que “possibilitasse já, o mesmo, aos jovens Açorianos”.

“Pode ocorrer o caso destes jovens não se encontrarem nas suas ilhas de residência quando for a sua vez de serem vacinados e pode suceder que nas suas curtas interrupções letivas, não esteja aberta a vacinação para eles, nos Açores”, realçou.

“Para o PS/Açores, a prioridade é garantir que todos os Açorianos, estejam onde estiverem no nosso país, tenham acesso à vacina tão cedo quanto possível, para primeira vacinação ou dose de reforço. Ao chumbar a iniciativa do PS, os partidos da coligação e, inerentemente, o Governo Regional, dificultaram o acesso dos estudantes Açorianos deslocados à vacina”, lamentou o deputado do PS, Vílson Ponte Gomes.