“Foi o PS que salvou a RTP/Açores e que continuará a investir no seu futuro”, defende Isabel Almeida Rodrigues

PS Açores - 7 de janeiro, 2022

“Continuaremos a trabalhar para que a RTP Açores venha a ser dotada dos meios humanos de que efetivamente necessita, do financiamento adequado à prestação de um serviço público de qualidade e de âmbito regional e pelo cumprimento integral das obrigações da concessionária”, assegurou, esta sexta-feira, a candidata do PS/Açores à Assembleia da República.

Manifestando, assim, o compromisso com a defesa do serviço público regional de Rádio e Televisão, Isabel Almeida Rodrigues defendeu que no plano dos recursos humanos, e apesar das situações sanadas com a integração dos trabalhadores no quadro, importa ainda continuar a trabalhar, por entender “que a nossa realidade arquipelágica não pode deixar de ser atendida, com a prestação de um serviço público verdadeiramente regional”.

Há semelhança da insuficiência registada ao nível de recursos humanos, Isabel Almeida Rodrigues, que falava à margem de uma visita ao Centro Regional da RTP, assinalou ainda a insuficiência de investimento ao nível da qualificação e formação destes recursos, face aos desafios que se colocam hoje em dia à Rádio e à Televisão, “perante o crescimento exponencial das plataformas e à apetência por aceder a outras vias que não a via tradicional e, naturalmente, que o Centro Regional, para poder continuar a prestar um serviço público de qualidade, que tenha todas as ilhas dos Açores dentro da televisão, precisa de dar esse salto”.

Na ocasião, e referindo-se em específico à questão dos correspondentes, a candidata socialista referiu as melhorias verificadas nesta matéria, defendendo ainda a necessidade de se “pensar sobre a definição do Estatuto do Correspondente do Centro Regional da RTP”.

Isabel Almeida Rodrigues alertou de igual forma para o serviço público, considerando que no caso de queremos um serviço público de qualidade, ter de ser “o orçamento de grelha que tem que ter uma ainda maior diferenciação positiva relativamente, por exemplo, ao orçamento de grelha da Madeira”.

Numa visita que pretendeu assinalar a renovação do compromisso dos candidatos do PS/Açores que venham a ser eleitos à Assembleia da República, na defesa do serviço público de rádio e televisão regional, Isabel Almeida Rodrigues reforçou ter sido com os Governos do Partido Socialista “que se salvou a RTP Açores da extinção que tinha sido decidida pelo PPD/PSD”.

“Foi, também, com o governo de António Costa que foi possível dotar a sede do Centro Regional e as delegações da Terceira e Horta de novas instalações. O investimento, de cerca de 2,5 milhões de euros abrangeu também recursos técnicos indispensáveis à modernização tecnológica da RTP Açores”, frisou a candidata.