PS apresenta proposta de apoio à revitalização económica da zona Nascente da Ribeira Grande

PS Açores - 2 de dezembro, 2021

Os vereadores socialistas do PS na Câmara Municipal da Ribeira Grande apresentaram, esta quinta-feira, um pacote de mecanismos de apoio à sobrevivência e à revitalização económica da zona Nascente da Ribeira Grande.

A iniciativa socialista foi levada a reunião ordinária da Câmara Municipal e visa “minimizar a perda galopante de atratividade desta zona”, um indício que “penaliza fortemente as Famílias e as Empresas sedeadas nas freguesias de Porto Formoso, São Brás, Maia, Lomba da Maia, Fenais da Ajuda e Lomba de São Pedro”, explicou a vereadora Lurdes Alfinete.

“Esta nossa proposta prevê a criação de um Fundo de Emergência de Apoio Comercial com regulamento próprio e a criação de um Gabinete de Apoio às Empresas que preveja o acompanhamento de projetos de investimento, nomeadamente no estudo de viabilidade económica, o apoio no contacto com entidades externas e a agilização de licenciamentos camarários”, explicou a socialista.

Lurdes Alfinete adiantou que um dos objetivos passa pelo “aumento de condições para a fixação de pequenas empresas a Nascente, criando um espaço multifuncional que opere como ‘ninho’, mas também criar um incentivo financeiro às empresas que promovam os produtos locais e concelhios, através do apoio técnico à sua certificação e de apoio financeiro pela divulgação da marca ‘Ribeira Grande’”.

Os socialistas apelaram, ainda, à “redução das taxas municipais de urbanização e edificação em função da manutenção e/ou criação de postos de trabalho nas empresas sedeadas na zona Nascente do Concelho” e à “redução e/ou isenção de taxas relativas a urbanização e edificação em obras de construção ou de reabilitação para fins comerciais, desde que as intervenções contemplem a sustentabilidade dos edifícios”.

Lurdes Alfinete desafiou, igualmente, o Executivo de Alexandre Gaudêncio a “replicar o modelo Cooperativista para atuar e atenuar os graves problemas de falta Habitação e as dificuldades no acesso ao crédito bancário, por parte de muitas Famílias”.

Outra das medidas preconizadas pelos vereadores socialistas é a “promoção de formações específicas para os setores dos serviços e da restauração que preveja, também, a troca de boas práticas e experiências entre empreendedores e empresários”.

Os socialistas apelaram, também, ao Executivo de Gaudêncio que “assuma uma posição mais assertiva junto do Governo Regional quanto ao estrangulamento nos acessos a estas freguesias, que são servidas por uma fraca rede de transportes públicos”

“A zona Nascente da Ribeira Grande tem vindo a perder população na última década, tal como nos confirmam os Censos 2021, e tem perdido também, atratividade. Precisamos de mais empresas, de mais emprego, de mais habitação, em suma, de condições que permitam atrair e fixar pessoas nas freguesias a Nascente. Defendi isso em campanha e é por esse objetivo que nos continuaremos a bater ao longo dos próximos 4 anos”, assegurou a vereadora socialista, Lurdes Alfinete.