PS/Pico congratula-se com concurso para construção da nova fábrica de conservas na ilha

PS Açores - 28 de agosto, 2021

“Com o anúncio do lançamento do concurso para a construção da nova fábrica de conservas na ilha do Pico, publicado esta semana em Jornal Oficial, damos mais um passo significativo para a reinstalação da indústria conserveira na ilha”, assegurou o Socialista Mário Tomé, para enaltecer, nesta matéria, os esforços desenvolvidos pelo anterior Governo Regional, da responsabilidade do Partido Socialista.

Para Mário Tomé, membro do Secretariado de Ilha do PS/Pico, sendo este um setor que laborou na ilha desde 1963, com um importante papel económico, social e cultural, o anterior Governo Socialista encetou, desde o fecho da Cofaco, um conjunto de esforços com vista à concretização de um projeto alternativo.

“De forma necessariamente reservada, mas previdente, o anterior Governo Regional do Partido Socialista começou a trabalhar em alternativas, encetando contactos com outros empresários a nível nacional desse ramo, tendo em vista a apresentação das potencialidades desse tipo de investimento na ilha do Pico, em particular, e da indústria conserveira em geral”, refere o socialista.

Segundo reforça Mário Tomé, o anterior executivo participou ainda, em meados de setembro do ano passado, na reunião bilateral entre a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e a sua congénere espanhola, na cidade do Porto, e, “dos contactos aí efetuados, resultou o interesse de um empresário para a instalação de uma nova empresa da indústria conserveira na ilha do Pico, alternativa ao projeto da Cofaco”.

Agora, e face à desistência da Cofaco na construção de uma nova unidade fabril na ilha, em março deste ano, o Socialista congratula-se com a publicação do lançamento do concurso, sublinhando que, de acordo com o publicado, “a empreitada terá um período de execução de doze meses, não sendo passível de renovação”. Atualmente encontra-se a decorrer o período para apresentação das respetivas propostas.