Governo Regional penaliza mobilidade dos Açorianos, assegura PS/Corvo

PS Açores - 10 de agosto, 2021

O Partido Socialista do Corvo repudia a forma lamentável como o Governo Regional está a penalizar a mobilidade dos Açorianos entre as ilhas da Região, contrariando desta forma o princípio de coesão.

Em causa está, conforme afirma o PS/Corvo, a decisão do Conselho de Governo em suprimir a operação sazonal de transportes marítimos de passageiros e viaturas, entre o grupo ocidental e o restante arquipélago, traduzindo-se, assim, numa “verdadeira penalização para a mobilidade, para as ilhas das Flores e do Corvo, com implicações no desenvolvimento económico, mas também para a garantia do princípio de coesão entre o arquipélago”.

“O concurso aprovado pelo Governo Regional, na passada quinta-feira, prevê somente o transporte marítimo sazonal de passageiros e de viaturas entre as ilhas do Grupo Central, bem como o transporte regular entre as ilhas do triângulo e o transporte de passageiros entre as Flores e o Corvo”, destacou o PS/Corvo, para questionar de que forma poderão os Açorianos residentes nas Flores ou no Corvo se ligar ao restante arquipélago.

“Este governo está a permitir uma situação de desigualdade entre os Açorianos”, condenou o PS/Corvo, para considerar que o transporte aéreo também não será uma alternativa à extinção do transporte de marítimo de passageiros.

Mas para os Socialistas do Corvo é ainda lamentável que os autarcas, quer do Corvo como das Flores, não tenham sido “tidos, nem achados, numa questão tão pertinente quanto esta”.