Deputados Socialistas requerem audição do Presidente do Conselho de Administração da RTP

PS Açores - 28 de julho, 2021

Os deputados do Partido Socialista dos Açores à Assembleia da República requereram a audição, no âmbito da Comissão de Cultura e Comunicação, do Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, S. A., a fim de serem esclarecidos quanto ao Centro Regional dos Açores.

Num requerimento entregue no parlamento nacional, Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, consideram que as recentes declarações do Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, S. A., relativamente ao Centro Regional dos Açores, revelam uma “visão redutora e profundamente desadequada daquele Centro”, sublinhando que tais afirmações não têm em conta “o papel do serviço público de rádio e televisão naquela Região Autónoma, nas suas diversas dimensões”.

“As declarações em causa, ao colocarem em situação de igualdade os Centros Regionais e as delegações no território continental traduzem uma preocupante incompreensão da realidade regional, da Autonomia e dos constrangimentos perpétuos e imutáveis que condicionam uma região arquipelágica e ultraperiférica como é o caso da Região Autónoma dos Açores”, asseguram os deputados Socialistas eleitos pelo círculo dos Açores.

Mas, para Isabel Almeida Rodrigues, Lara Martinho e João Castro, as declarações do Presidente do Conselho de Administração da Rádio e Televisão de Portugal, S. A., suscitam ainda dúvidas “quanto à disponibilidade da empresa Rádio e Televisão de Portugal, S. A., para assegurar o financiamento necessário ao pleno cumprimento da missão do Centro Regional dos Açores e da sua dignificação”.

Conforme acrescentam ainda os deputados do PS à Assembleia da República, esta circunstância é ainda agravada “pela exígua referência aos Centros Regionais no Plano Estratégico 2021-2023, do qual está, aliás ausente, qualquer visão da dimensão regional do serviço público de rádio e televisão nos arquipélagos dos Açores e da Madeira”.