Proposta do PS/Açores garante apoios para as empresas até ao final de 2021

PS Açores - 18 de junho, 2021

A proposta do Grupo Parlamentar do PS/Açores para a Prorrogação do prazo de candidatura ao Vale PME Digital Açores e ao Vale Exportar Açores foi aprovada por unanimidade: “Defendemos que as empresas precisam de previsibilidade para desenvolver os seus negócios, para planear os seus investimentos e para promover a contratação de novos colaboradores, sobretudo num período tão difícil como o que vivemos”, afirmou Carlos Silva, na apresentação do Projeto de Resolução.

Os programas em causa, que foram concebidos e implementados pela SDEA e pelo anterior Governo Regional dos Açores, do Partido Socialista, “têm se assumido, ao longo do tempo, como importantes instrumentos financeiros ao dispor das empresas, num investimento em tecnologias digitais e na exportação de produtos e serviços com a Marca Açores, com incentivos a fundo perdido, até 100%”.

O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores, adiantou ainda, que as candidaturas apresentadas totalizam cerca de 6 milhões de euros, “o que demonstra bem o sucesso destas medidas”.

Face ao “efeito multiplicador na economia regional” e à necessidade de “manter o investimento em áreas estratégicas, sobretudo num período de crise económica e social como o que vivemos”, o PS apresentou a 15 dias de terminar o prazo de candidatura, a proposta para a sua prorrogação. Apesar de os partidos que suportam a coligação, rejeitarem essa urgência, o Governo decidiu alterar esses prazos.

Mais recentemente, recorda o parlamentar, o Governo cedeu e reconheceu a importância da proposta socialista, prorrogando as candidaturas até 31 de dezembro: “Defendemos a prorrogação do prazo de candidaturas até final do ano, para evitar assim um ‘vazio legislativo’ e para continuarmos a apoiar as empresas regionais nos processos de digitalização e exportação da sua atividade (…) Ao garantirmos que as empresas podem apresentar candidaturas, sem interrupções, estamos a contribuir para assegurar a competitividade da economia regional e a salvaguardar postos de trabalho”.

Carlos Silva reiterou os objetivos do PS: “Mais do que ter razão o que nos motivou, desde o início, foi garantir maior previsibilidade e capacidade de investimento para as empresas açorianas em áreas relevantes como a digitalização e exportação – e isso já foi alcançado!