PS garante prorrogação dos programas Estagiar L e T a milhares de jovens Açorianos por mais 9 meses

PS Açores - 18 de junho, 2021

O Partido Socialista fez aprovar no Parlamento Açoriano por unanimidade uma proposta para prorrogar, em regime extraordinário, por mais 9 meses, os projetos de estágio que se tenham iniciado nos períodos de outubro de 2019 ou janeiro de 2020 e que irão concluir a duração dos seus estágios durante este ano.

A proposta foi apresentada pelo deputado socialista esta quinta-feira, Vílson Ponte Gomes, na cidade da Horta.

O deputado do PS explicou que a proposta garante que, nesta prorrogação, devem manter-se “os mesmos termos e condições à data do termo dos estágios, nomeadamente o valor da comparticipação mensal do Fundo Regional do Emprego, previsto na segunda fase do estágio”.

“Outro aspeto importante para o Partido Socialista, é que nesta prorrogação, seja assegurado um período de descanso de um mês, em data a acordar com a entidade promotora do Estágio”, realçou Vílson Ponte Gomes.

O deputado socialista lembrou o “papel determinante dos programas ESTAGIAR L e T para a juventude Açoriana”, que tem proporcionado “experiências cruciais para o acesso ao primeiro emprego de milhares de jovens açorianos e ao fomento da empregabilidade desta faixa etária”.

Vílson Ponte Gomes salientou que esta proposta “reforça a concretização de políticas de apoio ao emprego e à economia”, algo que vem “servir como alguma segurança perante a incerteza das dificuldades que a nossa economia atravessa neste momento pandémico”.

“Podemos ter de vir a enfrentar ainda ciclos recorrentes de contágio e de restrições ao exercício de certas atividades, levando a que a retoma económica possa ser mais lenta do que em anteriores crises. Por isso é importante dar alguma segurança aos jovens, algo que conseguimos fazer através desta nossa proposta”, finalizou o deputado do PS, Vílson Ponte Gomes.