PS/Açores quer saber se o Governo está a cumprir com a vacinação do pessoal docente e não docente e a preparar o próximo ano letivo

PS Açores - 18 de junho, 2021

O Grupo Parlamentar do PS/Açores entregou um requerimento, no Parlamento Açoriano, para que o Governo Regional faça o ponto de situação sobre o processo de vacinação do pessoal docente e a preparação do ano letivo 2021/2022. “Importa que o Governo Regional esclareça se, tal como foi anunciado, todos os docentes estão vacinados e que medidas vão ser implementadas no próximo ano letivo, nos Açores”, adiantou o deputado Tiago Lopes.

O deputado do PS/Açores recorda que em abril deste ano “o Governo Regional assumiu o compromisso de, na segunda fase de vacinação que decorre desde maio, assegurar a inclusão do pessoal docente e não docente de todos os níveis de ensino público e privado da Região Autónoma dos Açores”.

No entanto, como até ao momento, “não existem dados publicados relativamente à vacinação nos diferentes estabelecimentos de ensino da Região” e dado que têm chegado, ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores, “relatos de indicações e orientações da Direção Regional da Educação para não vacinar docentes que se encontrem de baixa por atestado médico”, Tiago Lopes considera que deve haver transparência em todo este processo.

No requerimento entregue pelo PS/Açores solicitam-se informações sobre “qual o ponto de situação da vacinação do pessoal docente e não docente de todos os níveis de ensino público e privado na Região Autónoma dos Açores por ilha e por estabelecimento de ensino”.

Os deputados também requerem esclarecimentos sobre “qual a estratégia do Governo Regional quanto à vacinação do pessoal docente ou não docente que, tendo ligação contratual às escolas, não está ao serviço no corrente ano letivo, mas, previsivelmente, estará ao serviço no ano letivo que se inicia em setembro próximo?” e “qual o plano e estratégia para o ano letivo 2021/ 2022?”.